MAPA DIÁRIO DO COVID19 RIBEIRO E CASTRO

Views: 0

Ontem, ao fim da noite, era este o ponto da evolução da pandemia nos grupos de países em que a tenho vindo a seguir. Na contagem às 23:50, a crise sanitária totalizava, desde o princípio, em 200 países e territórios, em todo o mundo, 781.755 infectados e 37.584 mortes. A Covid-19 continua a alastrar, sendo certo que, hoje, ao final do dia, mais três países irão entrar no radar dos > 1.000 casos: México, Panamá e Perú.
Os EUA são cada vez mais o líder destacado, mas, sob vários indicadores (nomeadamente, na mortalidade e na taxa de incidência na população), estão atrás de muitos países europeus fustigados pela crise. Os casos mais dramáticos continuam a ser Itália e Espanha, com mais de 800 mortes no dia, seguindo-se os EUA e a França, com mais de 400.
Na União Europeia, todos os Estados estão com taxas de crescimentos de novos casos médias, médias baixas ou baixas, o que é bom em termos de projecção da evolução. Mas como alguns já estão em patamares muito elevados, os números absolutos ao dia de novos casos são ainda terríveis: é o caso, por esta ordem, de Espanha, Alemanha, França e Itália.
No resto da Europa, os casos piores são Reino Unido e Turquia, uma vez que a Suíça parece estar já em travagem.
No Resto do Mundo, os países com quadro mais inquietante são, além dos EUA, Irão, Canadá, Israel e Chile. Rússia e Índia aparecem com taxas de crescimento elevadas, mas estão com muito baixas taxas de incidência na população.

NOTA: esta tabela não representa os países com menos de 300 casos, nem territórios. Estes estão ocultados, por uma exigência de espaço, mas os seus números contam para os totais apresentados nos grupos União Europeia, Outros Europa e Europa.

No photo description available.