LIVRO CELEBRA ANTERO DE QUENTAL NOS 125 ANOS DA SUA MORTE

Views: 0

José Andrade’s post.
Image may contain: drawing
José Andrade in Ponta Delgada, Azores.
Yesterday at 00:33 ·
LIVRO CELEBRA ANTERO DE QUENTAL
NOS 125 ANOS DA SUA MORTE

“ANTERO – 125 anos depois” é o título de uma publicação que a Associação dos Antigos Alunos do Liceu Antero de Quental edita este mês em Ponta Delgada. O novo livro será lançado em sessão pública na próxima terça-feira, 20 de dezembro, às 18 horas, na biblioteca da Escola Secundária Antero de Quental.

Eduíno de Jesus, João Paulo Constância, José Andrade II e Maria João Ruivo são os autores desta obra que conta com prefácio de Urbano Bettencourt e com capa ilustrada por António Eduardo Soares de Sousa.

Trata-se de uma compilação das comunicações que foram apresentadas pelos quatro autores, enquanto dirigentes da Associação dos Antigos Alunos do Liceu Antero de Quental, no painel evocativo do 125º aniversário da morte do nosso poeta maior que integrou o XXVI Colóquio Internacional da Lusofonia realizado em outubro na ilha de S. Miguel.

A publicação é constituída pelos textos “Antero e o Divino Paradoxo”, de Eduíno de Jesus, “Antero de Quental – Esboço de uma abordagem para os alunos de hoje”, de Maria João Ruivo, “Antero de Quental nas edições do Instituto Cultural de Ponta Delgada”, de João Paulo Constância, e “A(s) Cidade(s) de Antero”, de José Andrade.

No seu prefácio, Urbano Bettencourt sintetiza esta coletânea de textos como “a projeção da memória anteriana e os modos de o fazer, na pedra ou na página, a divulgação da obra do poeta e a sua apresentação a leitores jovens, uma indagação ainda sobre os meandros do pensamento filosófico de Antero”.

A apresentação pública deste livro de 60 páginas será feita pelo próprio professor Urbano Bettencourt e pelo presidente da Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia, Chrys Chrystello, na presença da presidente do conselho executivo da Escola Secundária Antero de Quental, Iracema Cordeiro.

Antero de Quental nasceu em Ponta Delgada, a 18 de abril de 1842, e faleceu nesta cidade há 125 anos, a 11 de setembro de 1891. A publicação de homenagem ao patrono do liceu de Ponta Delgada assinala também a conclusão do mandato da atual direção da Associação dos Antigos Alunos.

Caros amigos

A nossa sessão desta terça-feira às 18 horas na biblioteca do liceu encontra-se assim prevista:

MESA

  1. Presidente do conselho executivo da ESAQ, Dra. Iracema Cordeiro
  2. Presidente da assembleia geral da AAALAQ, Dr. Mota Amaral
  3. Presidente da direção da AAALAQ, Dr. José Andrade
  4. Presidente da AICL, Dr. Chrys Chrystello

  5. Autor do Prefácio, Doutor Urbano Bettencourt

  6. Autor da Ilustração, Arq. Soares de Sousa

  7. Vice-presidente da AAALAQ, em representação dos autores dos textos, Dra. Maria João Ruivo

SESSÃO

  1. Abertura pelo presidente da AAALAQ
  • Palavras do presidente da Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia (O Painel de Antero no Colóquio da Lusofonia)
  • Palavras do autor do Prefácio (Apresentação do Livro)

  • Encerramento pela presidente da ESAQ

  • Poemas de Antero, por Brites Araújo

  • Hino do Liceu, por Ana Paula Andrade

  • Brinde de Natal

  • Muito obrigado a todos.

    Melhores cumprimentos

    José Andrade

    Sobre CHRYS CHRYSTELLO

    Chrys Chrystello jornalista, tradutor e presidente da direção da AICL
    Esta entrada foi publicada em AICL Lusofonia Chrys Nini diversos. ligação permanente.