liberdade de expressão em perigo nos açores

Views: 0

“UMA MENTIRA TEM SEMPRE PERNA CURTA”
Desde o passado dia 29/08/2023, em que foi difundido na comunicação social, o que “Governo dos Açores quer pagar 40% do salário aos jornalistas regionais que ganhem até 1500€”, foi este o titulo de órgão de comunicação social.
Perante tal afirmação do presidente do GRA (PSD/CDS/PPM) com o apoio parlamentar do IL e do CHEGA, nas redes sociais, caiu o Carmo e Trindade com variadíssimos comentários. Não me manifestei tão feroz como muitos comentários que li, mas manifestei o meu desapontamento se tal viesse acontecer, pois metia e mete em causa a liberdade/condicionada o nosso jornalismo.
Fiz questão de frisar, esperar por alguma comunicado do sindicado dos jornalistas, tento eu ficado estupefacto, quando o Sr. Presidente do GRA, salientou/afirmou que tinha sido acordado com os sindicados dos jornalistas, passo a citar:
“Esta proposta é consensualizada também com o Sindicato dos Jornalistas e com muitos proprietários de órgãos de comunicação social. Foi uma construção de um projeto plural e com a participação dos próprios destinatários”.
Ontem dia 29/08/2023, o Presidente do PS/Açores, Dr. Vasco Cordeiro considerou que, a anunciada intenção do Governo Regional de pagar parte dos salários de jornalistas de órgãos de comunicação social privados dos Açores constitui “uma grotesca, perversa e mal disfarçada tentativa do Governo Regional do PSD, CDS, PPM, com o apoio do CHEGA e do Iniciativa Liberal, de controlar a comunicação social privada dos Açores”.
Perante tais afirmações do Presidente do PS/Açores, o Presidente do GRA (PSD/CDS/PPM) com o apoio de IL e CHEGA, veio afirmar que, as palavras de Presidente do PS/Açores, eram “Não tem outra qualificação que não o disparate. Trata-se de um disparate.”
Hoje dia 31/08/2023, finalmente sai a notícia que muitos certamente estariam ansiosos para saber a verdadeira realidade e assim foi, um comunicado do Sindicado dos Jornalistas, afirmando em cabeçalho “Direção Regional do Sindicado dos Jornalistas discorda de apoio direto a salários”, mais, “Face às notícias dos últimos dias, e às declarações do Presidente do Governo Regional, o Sindicato dos Jornalistas vem esclarecer que foi ouvido no processo de revisão, mas não se revê na formulação adotada, já que o documento que foi divulgado espelha sobretudo as intenções manifestadas pelo patronato.” Deixo aqui o link para que possam ler a noticia na integra e retirarem cada um aas suas ilações.
Perante tal situação, o GRA (PSD/CDS/PPM) com o apoio do IL e CHEGA, uma vez mais, veio demonstrar aos açorianos que, uma falta de coordenação entre ambos, faltar a verdade aos açorianos e pior que isso, não dando qualquer demonstração de futuro para com os açorianos.
Não poderia de forma alguma, demonstrar o repúdio uma vez mais, cumplicidade/falta de verdade dos partidos que suportam este GRA, IL/CHEGA/DEPUTADO INDEPENDENTE, que até então, nem uma palavra sobre o assunto, fazendo querer perante todos os açorianos que, concordam inteiramente com a intenção deste GRA, perante os jornalistas da Região Autónoma dos Açores.
Como inicialmente mencionei, “UMA MENTIRA TEM SEMPRE A PERNA CURTA”, uma vez mais ficou patente e demonstrada perante todos os açorianos, só não vê quem quer.
Este GRA (PSD/CDS/PPM) apoio de IL e CHEGA, não tem quaisquer condições de governação e o garantir um futuro aos Açorianos.
DISSE
JOAQUIM FRAGA
Direção Regional do Sindicato dos Jornalistas discorda de apoio direto a salários – Sindicato dos Jornalistas
JORNALISTAS.EU
Direção Regional do Sindicato dos Jornalistas discorda de apoio direto a salários – Sindicato dos Jornalistas
Direcções Regionais | Geral | Media Direção Regional do Sindicato dos Jornalistas discorda de apoio direto a salários 31 de Agosto, 2023 Por sindicatojornalistas A reflexão sobre os desafios do jornalismo na região é uma preocupação da Direção Regional dos Açores do Sindicato dos Jornal…