Views: 1
A Peste.
Vila de Lagoa.
Como evitou esta vila com um só ano de idade uma maior tragédia?Era Capitão Donatário Rui Gonçalves da Câmara 3º de nome.Criou duas Bandeiras ( com homens de armas de cerca de 250 cada uma) a 1ª no Poço Velho defronte das casas de Jorge Nuno Botelho Cavaleiro de Ordem de Cristo em Rosto do Cão e outra onde está a Ermida de Nossa Senhora da Guia conhecida ainda por o sitio da Bandeira. Que ninguém saia nem entrava ninguém na dita Vila de Lagoa.A peste passou em trés´anos para Vila de Ribeira Grande por uma manta levada por um João Afonso, por alcunha (o cabreiro) que a ofereceu a uma negra que em poucos dias morreu e logo a enterrou sem ninguém saber no dia seguinte foi jogar com um correiro chamado Martim Leão a casa de de um João Gonçalves que tinha dois filhos que morreram novos também da Peste. O Povo logo que soube foi queimar a casa. A Peste durou cerca de oito anos nesta ilha de São Miguel Açores.
Há 500 anos.
Na Vila de Ponta Delgada
A Peste começou a 4 de Julho 1523.
Veio de ilha de Madeira uma caixa ( ou caixão?) para casa de João Afonso Seco que morava junto de Igreja de São Pedro, e dali se ateou a toda a Vila de Ponta Delgada onde morreram centenas de pessoas e não morreram mais porque muitas das pessoas foram para lugares com ares mais sudáveis Feteiras. Fenais da Luz e outros sítios desta ilha de São Miguel Açores.
Curiosidades: Muitos fidalgos (cerca de trezentos armados com lanças, espadas, besteiros, espingardeiros e alabardas capitaneados Gaspar Rego Baldaia, Pero de Teve e outros) de Vila de Ponta Delgada quando souberam que o Capitão mandou fazer muros e montado as ditas Bandeiras foram a Vila de Lagoa pedir satisfações ao Capitão Rui Gonçalves da Câmara dizendo a este que estavam a ser tratados como escravos o Capitão vendo que “eles não estavam para brincadeiras mandou retirar a Bandeira que estava em Rosto do Cão. Assim a Vila de Lagoa escapou a uma maior tragédia naquele tempo. Quem quiser saber mais está no livro IV Saudades da Terra esta nas páginas nº 298 a 302 Assim foi nesta ilha de São Miguel Açores. Cristina Calisto, Carlos Melo Bento, Chrys Chrystello, Felix Félix Rodrigues, Rafael Fraga, Val Vale Tim, Jose M. Espinel José M. Espinel Cejas, Magno Jardim. José Soares de Oliveira, Roberto Garcia Fernando Tristão da Cunha, Fernando Fausto Silva Cristóvam, Fernando Jesus, Pescadores Lagoa


