Views: 0
A ver se eu consigo narrar bem esta história tal como a estou a ver e arrancar ainda um pequeno sorriso pelo nível do seu absurdo. Aqui vai:
Lixada com a nega que levou do hospital para filmar no interior das suas instalações – e bem, já se sabe, porque aquilo é um hospital e não um parque de diversões –, a RTP-Açores decidiu tomar medidas drásticas. Pela mão da sua chefe em funções (dizem-me que é a Rosário, e que ela lidera uma espécie de Intifada lá dentro, perdoada e até apadrinhada democraticamente), decidiu “queimar” o hospital com umas bojardas no Telejornal (tipo “hahaha, eles agora é que vão ver”…).
Não contente com a bordoada (que eu já relatei aqui: https://www.facebook.com/photo/?fbid=10223834059854346), decidiu ir mais longe, porque “aquilo não pode ficar assim”, é um desrespeito para com a pior estação de televisão do mundo. E então tiveram a brilhante ideia: vamos “entrar” no Centro de Saúde do Nordeste! Papa lá essa!!!
Não é bem a mesma coisa, já se sabe, mas para efeitos de comunicação de massas, vai dar ao mesmo. Num dia diz-se que o HDES não deixou entrar a RTP, que a “rejeitou”, e no dia seguinte a RTP entra no CSN. Como este povo é todo estúpido – só pode, para levar com todas as bacoradas que ali são produzidas e nem sequer se queixar –, a mensagem passará que nem ginjas.
Ora, o CSN não é o HDES. Aliás, nem tem lá dentro ninguém com covid – estão lá os que já tiveram covid e foram hospitalizados, mas que necessitam de apoio depois da fase aguda da doença e não o conseguem nos seus lares. De resto, talvez tenha até sido por isso que lhe deram a autorização…
Mas que importa isso para a RTP-A? Para ter o efeito desejado, bastava dizer que aquilo foi feito para o covid, que tem lá dentro 14 utentes, e prontos, está passada a “mensagem”. Acredito, aliás, que alguns de nós devem ter entendido assim – mesmo que pudesse parecer meio estranho que estão 35 no HDES e pouco menos de metade desse número no CSN. Que importa, interessa é a “mensagem”.
E a mensagem era muito clara: o Rúben, com todo o suspense televisivo, a entrar pela porta da tal enfermaria, e a dizer “pela primeira vez, a RTP foi autorizada a entrar nesta enfermaria”. É bem elucidativo que o objeto da reportagem nunca foi o Dia do Utente, mas sim a Primeira Mão Mundial: a RTP a entrar naquela enfermaria – quando, um dia antes tinha sido recusada pelo maldito do HDES!!! Bomba, toma lá que é para aprenderes!!!
Ouçam, isto até pode parecer loucura, mas é o que passou nos últimos dias na tua televisão – paga com os teus dinheiros, diretamente através das taxas, e indiretamente através de outros apoios do Governo Regional! Isto pode parecer surreal, mas é bem real: vivemos num manicómio e ninguém se apercebeu!
Bem, o resto da reportagem não tem propriamente mais sumo nenhum: conseguiram filmar uns sinais de trânsito, uns enfermeiros sem máscara no exterior, não sei o quê lá ao longe num corredor, e puseram uma médica, a diretora do CSN, e o presidente da USISM a dizer umas conversas – e acho que nenhuma sobre o Dia do Doente, refira-se. Podiam, efetivamente, ter feito isso tudo sem lá entrar – mas realmente o estar lá dentro, a filmar paredes, tem outro impacto em televisão. Ui, que frisson!
O que interessava realmente era outra coisa, que eu ainda me debato para entender o motivo. O que interessava era começar a fase .2 da guerra ao HDES, lembrar que o “inimigo” está acordado. Porque a mim não me enganam assim tão facilmente, já vi este filme em episódios anteriores. Já sei que vem por aí abaixo mais guerrilha, não tenho qualquer dúvida, isto é só o aperitivo. Não sei ao certo o que será, reconheço, até porque, objetivamente, do ponto de vista de jornalismo a sério, o HDES está imbatível com todos os aumentos de produção (significativos) que têm vindo a ser conseguidos. Mas hão-de inventar qualquer coisa – como já inventaram esta “crise” malévola! Talvez um doente que não concorde com o seu médico e quer mudar de medicação porque não gosta da marca! Enfim, qualquer tontice, como já vimos umas quantas!!!
Sei que o departamento de comunicação do HDES enviou o desmentido da “estória” inventada pela tripla Rúben, Rosário e Dulce pedindo para o reconhecerem! Que eu saiba não houve feedback e no Telejornal seguinte foi a história da entrada no CSN do Nordeste, mais nada. Sei que até pode revelar alguma fraqueza – tipo, “quando não tens, inventas e depois escondes-te” – mas gato escaldado olha com desconfiança para a água fria. Talvez um Direito de Resposta tenha mais efeito, especialmente se chegar à direção nacional!
Por mim, vou ficar à espera que refiram a posição do HDES sobre o caso. E não me vou calar até isso ser reconhecido, até haver consequências. Porque quem faz um cesto faz um cento, como diz o povão. E eu não tenho nem pachorra nem acho que o meu povo mereça, que venha por aí abaixo uma segunda fase da autêntica nojeira que fizeram em 2021. Nãã, não é assim que isto funciona, e certamente não comigo.
Sei que as Shónias deste mundo adoram estes enredos para mascarar o deserto que lhes grassa por dentro – a última de acharem que é uma coisa “muuiiito diferente” haver doentes que entram num hospital por covid, ou que se detecte que eles têm covid quando são internados com uma crise de fígado (e por isso têm de ser devidamente isolados e acompanhados, como muitos outros que não chegam a ir para o UCI), é apenas uma amostra do que por aí roda – como diz o outro, não é médica, mas opera.
Que essas teses sejam partilhadas pelas jornalistas dessa casa nos Infos deste mundo, por mim passa por cima – também não sou proctologista e sei reconhecer um rabo escalfado à distância.
Agora que a RTP-AÇORES seja contaminada por esta pornografia, desculpem, mas não! Vocês têm obrigações éticas, morais e até societárias, que vos impede de usarem esses meios para campanhas de desinformação! Não senhor. Isto pára aqui mesmo!
Quando tiverem desatinos destes, vão dar banho ao cão. Ou brincar com a coisinha na areia. Ou catar pulgas ao gato. Tudo menos fingir que estão a fazer jornalismo, que é para o que são pagos fazer. Tomem tino, já que vergonha não têm!
A todos um bom domingo! Está visto que há muitos candidatos a irem para o Inferno, por isso o que não falta é trabalho para o diabo! Por favor, não se deixem contaminar!!!
PS: para quem quiser ver a fantástica peça sobre o Dia do Doente (que eles queriam “realizar” no HDES) aqui vai o link. Ficava gira na RTP-África! Depois digam qualquer coisa… https://www.rtp.pt/play/p56/e598485/telejornal-acores
0:28 / 0:48
3 comments
Like
Comment
Share
3 comments
View 2 previous comments
- Cidália PachecoVergonhoso… Nunca vieram fazer uma grande reportagem por estar o internamento fechado e as urgências das 00.00 h às 08.00 h da manhã com os transtorno que acarreta para muitas famílias, entre muitos outras questões que penalizam os utentes.