há 300 anos uma erupção

Views: 0

tsSpo7nshsormed

*** PARA QUEM GOSTA DE NÚMEROS REDONDOS ***
Há 300 anos, uma erupção submarina faz surgir fogo entre ilhas de S. Miguel e Terceira.
No dia 10 de outubro deste ano (1720) sentiram-se tremores de terra em quase todas as ilhas dos Açores, observando-se, dalguns pontos da ilha Terceira e da de São Miguel, que saía do mar um grande fogo, arremessando água a grandes alturas, o que assustou os pobres açorianos tão sujeitos a estes perigos constantes, provocados amiudadamente pelos elementos a que estão estes rochedos, isolados em meios do mar, convulsionados pelos vulcões que sob as águas dormitam e cuja respiração se vê e sente principalmente nas duas ilhas, Terceira e São Miguel.
Desta erupção fala o «Arquivo dos Açores» assim: «Alguns marítimos, que foram observar, por ordem do governador, descobriram, a 19 do mesmo mês, uma ilha que não era senão fogo e fumo com uma prodigiosa quantidade de cinzas, lançadas ao longe com um estrondo semelhante ao do trovão. Houve, ao mesmo tempo, um terramoto que se fez sentir nos lugares circunvizinhos; e observou-se sobre o mar uma grande quantidade de pedra pomes, principalmente ao redor da nova ilha. Estas pedras viajam e algumas vezes se encontram no meio de grandes mares».
Desta erupção falam vários escritores, divergindo alguns do dia apresentado pelo «arquivo», mas este preferimos a qualquer outra informação.
A «História da Academia», de 1721, fala dum terramoto, após o qual apareceu uma torrente de fogo, 28 léguas ao largo entre São Miguel e Terceira.
In Gervásio Lima, Breviário Açoreano, p. 308, Angra do Heroísmo, Tip. Editora Andrade, 1935.
Image may contain: text that says "10 outubro 1720 Sabia que nesta data... ..uma erupção submarina faz surgir e Angra do Heroísmo fogo entre as ilhas de S. Miguel Terceira? CAMARAMUNICIPAL MUNICIPAL"
Like

Comment
Comments