Views: 0
LINHAS DA HISTÓRIA
23 DE JUNHO DE 1896 – GUNGUNHANA É DEPORTADO PARA A TERCEIRA
@Reinaldo Frederico Gungunhana (também sendo conhecido por muitos outros nomes) nasceu em 1850 no Império de Gaza onde foi o último imperador (3º imperador dos Vátuas), território que é hoje Moçambique e onde lutou contra a ocupação colonial portuguesa.
O seu avô Sochangane (Manukuse) fizera a ocupação de um vasto território entre o rio Incomáti e a margem esquerda do Zambeze e do Oceano Índico até ao curso superior do rio Save, controlando uma população de mais de 500.000 habitantes.
Gungunhana foi aprisionado, em 1895, por Mouzinho de Albuquerque numa campanha militar em Chaimite. 1º foi encarcerado em Lisboa e a 23 de junho de 1896 foi transferido para Angra do Heroísmo onde aprendeu a ler e a escrever e se converteu (supõe-se que à força) ao cristianismo.
Em 1983, quando o Presidente moçambicano visitou Portugal, pediu ao General Ramalho Eanes, então Presidente da República, para os restos mortais de Gungunhana, do seu filho herdeiro, Godide, do seu tio Malungo e do régulo Zinaxixe pudessem ser trasladados dos Açores para Maputo, o que acabou por acontecer em 1985.



1 comment
5 shares
Like
Comment
Share