geomonumento a preservar

Views: 0

À atenção da Câmara Municipal de Vila do Bispo. Mexam-se.
May be an image of 4 people and crater
DISCORDÂNCIA ANGULAR DA PRAIA DO TELHEIRO
Mais do que um simples geossítio, insisto em dizer, a discordância angular da Praia do Telheiro (Vila do Bispo) é um Geomonumento a distinguir à escala mundial, ainda desprotegido de qualquer disposição legal. Considero-o muitíssimo mais importante do que o internacionalmente conhecido, de Siccar Point, na Escócia, descrito em 1788, por James Hutton, o “pai da moderna Geologia”, e que figura em tudo o que é manual de geologia, por esse mundo fora, como exemplificação de uma discordância angular.
Em traços muito gerais, este Geomonumento conta a seguinte história:
Houve aqui, há centenas de milhões de anos, um muito antigo oceano entre dois continentes em aproximação, que acabou por se fechar na sequência da colisão que os uniu, dando origem à formação de uma grande cadeia de montanhas, parte dela estendendo-se pelo que é hoje o sul da Europa, incluindo a Península Ibérica. Acabada de elevar há cerca de 280 milhões de anos, foi em grade parte arrasada pela erosão, num processo que terminou criando planuras relativamente áridas no interior de um vastíssimo continente. Foi sobre a parte destas planuras, a que corresponde o actual território português, que, há uns 210 a 220 milhões de anos se depositaram areias (por vezes argilas e cascalheiras) avermelhadas (por impregnação de óxido de ferro). As dezenas de milhões de anos, que levaram à erosão da citada cadeia de montanhas, estão representadas no dito geomonumento pela superfície de descontinuidade que separa as camadas (xistos e grauvaques) enrugadas da citada montanha, das camadas de arenito (areia consolidada) vermelho, que se lhes sobrepõem. Tal superfície de descontinuidade é, pois, uma discordância que adjectivamos de angular, uma vez que não há paralelismo entre as camadas das duas entidades.
Uma boa descrição do significado geológico desta magnífica ocorrência, feita por geólogos para geólogos, pode ser lida em www.dct.uminho.pt/pogp/telheiro/telheiro.html
Foto de João Duarte
All reactions:

Dora, José António and 15 others

3
Like

Comment
Share