Fogo-de-artifício: A mais vistosa ameaça para o clima e a saúde

Views: 0

José Melo shared a link to the group: Info: Santa Maria (Açores).

Acabar com o prejudicial e fugaz artífício e convertê-lo em são e duradouro benefício!

EMPREGAR O DINHEIRO NA RECUPERAÇÃO DO PATRIMÓNIO E PLANTAÇÃO DE ÁRVORES EM STA MARIA

Os fogos-de-artifício causam uma elevada poluição atmosférica num curto período de tempo, deixando partículas de metal, toxinas perigosas, produtos químicos nocivos e fumo a pairar no ar. Algumas destas toxinas nunca chegam a decompor-se completamente, permanecendo no ambiente e envenenando tudo o que contactam. As principais consequências para a saúde humana, decorrentes da proliferação destas partículas, principalmente as finas (com menos de 2,5 milionésimos de metro), são as doenças respiratórias e cardiovasculares, englobando principalmente ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVC), segundo a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA).

Num curto período de tempo, os fogos-de-artifício espalham cerca de cinco mil toneladas de partículas finas, responsáveis por aproximadamente 400 mil mortes por ano na Europa, de acordo com estimativas atuais. Apenas na Alemanha, a poluição proveniente deste espetáculo equivale a cerca de um quinto das partículas finas emitidas nas ruas, principalmente pelos carros.

À aproximação das 12 badaladas que irão assinalar a entrada no novo ano, preparam-se as passas, os copos e o espumante. Cabeças voltadas para o céu, aguarda-se com grande expectativa o início do espetáculo pirotécnico. Porém, as cores, luzes e variedade de explosões podem acarretar graves…