Views: 0
PORTUGAL VAI INDEMNIZAR
FAMÍLIA DO UCRANIANO MORTO NO SEF
Portugal vai indemnizar família de ucraniano morto nas instalações do SEF
10 dez, 2020 – 14:52 • Lusa
[em atualização]
Ihor Homenyuk morreu à guarda do SEF a 12 de março deste ano. Três funcionários estão acusados de homicídio.Foto: DR
Ihor Homenyuk morreu à guarda do SEF a 12 de março deste ano. Três funcionários estão acusados de homicídio.Foto: DR
O Estado português vai pagar uma indemnização à família do cidadão ucraniano que foi morto em 12 de março em instalações do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) no aeroporto de Lisboa.
A decisão foi anunciada esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros, pela ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
Ihor Homenyuk morreu à guarda do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. A 10 de março, o cidadão ucraniano tentou entrar sem visto de trabalho e acabou detido no Centro de Instalação Temporária, do aeroporto de Lisboa.
Dois dias depois, estava morto. O Ministério Público acusa três funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de homicídio qualificado. O julgamento começa no próximo ano.
Houve “uma situação de tortura evidente”, admite a diretora do SEF, que demitiu o diretor e o subdiretor de Fronteiras do aeroporto.
A IGAI instaurou oito processos disciplinares a elementos do SEF e implicou 12 inspetores na morte de Ihor Homenyuk.

2 comments
Like
Comment
Share
Comments
Most relevant
- MAI, PM e PR há muito tempo já que se deveriam ter pronunciado publicamente sobre o caso – condenando com clareza o que se passou, exigindo investigação cabal, julgamento dos culpados e reorganização geral do SEF por forma a garantir que casos como est…See more
- Like
- Reply
- 2 m
- Edited