Faleceu o Professor Valadão Serpa

Views: 0

Valadão Serpa antigo associado da AICL onde participou em eventos entre 2008 e 2013 e cujo livro traduzi em 2012 “Uma pessoa só é pouca gente / A lonely person is not enough people, the sex and the divine” Foi objeto de homenagem no 16º em Vila do Porto 2011 e 17º Lagoa 2012

Sentidos pêsames à Lurdes e família

16º colóquio santa maria 2011

16º colóquio santa maria 2011

16º colóquio santa maria 2011

Graça Borges Castanho

 

11 h
Faleceu o Professor Valadão Serpa
Hoje de manhã, nos EUA, faleceu o Professor Valadão Serpa, docente universitário, humanista, exímio defensor dos direitos humanos, escritor, colunista em vários jornais regionais, nacionais e das comunidades.
Nascido na ilha das Flores, formou-se no Seminário Episcopal de Angra. Dada a sua excecionalidade cedo rumou a Roma onde estudou Teologia na Pontifícia Universidade Lateranense, o que lhe permitiu formação académica para ensinar primeiro no Seminário de Angra e depois em Ponta Delgada.
Emigrou para os EUA, onde se doutorou e especializou, posteriormente, em Técnicas de Mediação de Conflitos na Harvard University e em Psicologia do Aconselhamento na Lesley University. Foi docente destas universidades e da University of Massachusetts Boston.
A sua obra literária inclui, por exemplo, “Gente dos Açores” (1978), o primeiro livro de um autor português, escolhido pela Biblioteca do Congresso norte-americano, a ser editado em braille. “Guiomar”, com tradução em inglês, é outra obra de referência, bem como “Uma Pessoa só é Pouca Gente”, um romance que dá conta das limitações impostas pela igreja aos padres, impedidos de constituir família, condenados a uma vida de solidão.
Muito mais haveria a acrescentar sobre o brilhantismo deste homem, a quem nunca faltou o espírito de missão de contribuir para um mundo melhor.
Pessoalmente, carrego uma dívida por tudo o que aprendi com ele, por todo o carinho e cuidado que me reservou ao longo de décadas. O reencontro era sempre uma festa, uma alegria, uma grande conversa sobre filosofia, política, economia, educação…….
Até um dia destes, querido Professor Valadão. A minha vida ficou mais rica com a sua existência e mais vazia com a sua ausência.
As nossas mais sentidas condolências à sua mulher, Professora Doutora Lurdes Serpa, à sua filha Cristina, genro e netos.
Pode ser uma imagem de 1 pessoa
39
8
Like

Comment
Share
View more comments
Active
João Luis Morgado Pacheco

Sentidas Condolências a toda a Família particularmente esposa Dr. Lurdes Serpa e filha.

Sobre CHRYS CHRYSTELLO

Chrys Chrystello jornalista, tradutor e presidente da direção da AICL
Esta entrada foi publicada em AICL Lusofonia Chrys Nini diversos. ligação permanente.