evolução do covid19 portugal

Views: 0

Nos dados de hoje verificamos que o número de infectados em Portugal com Covid-19 subiu para os 2995 casos acumulados, com um total de mortos (acumulado) de 43, ou seja, tivemos em relação a ontem mais 633 infetados e mais 10 mortos.
Previa ontem que se ultrapassasse hoje a barreira dos 3000 infectados em Portugal e é óbvio que quase que a ultrapassamos, dentro de um erro mínimo.
Voltando aos números do que evitamos com o isolamento social colectivo, conseguimos evitar de ontem para hoje 109 novos contágios e 14 mortos. O número de mortos que estamos a evitar não está a ser proporcional ao número de contaminações, o que significa que o sistema nacional de saúde ainda está a dar boas respostas aos infectados pelo SARS-CoV-2.
O facto de haver infecções em lares de idosos no país, pode fazer com que o nosso esforço coletivo para baixar a mortalidade possa não ser daqui em diante tão eficaz como o que pretendemos.
A curva epidemiológica continua a baixar e a curva do número de mortos também.
Entretanto vamos conhecendo melhor o espigão do SARS-CoV-2.
O supercomputador do Texas Advanced Computing Center em Austin, já conseguiu simular a dinâmica molecular das proteínas do vírus baseado nos seus comportamentos físicos, o que ajuda a prever como a “máquina molecular do coronavírus” se move. Isso permite aos investigadores conhecer melhor as vulnerabilidades do vírus e encontrar possíveis vacinas e medicamentos.