ESTRADAS DO PICO

Views: 0

FUI AO PICO
Fui ontem ao Pico. Levei carro pela primeira vez. Comprovei a utilidade dos “ferrys”. A Horta e a Madalena estão mais perto uma da outra e as comodidades oferecidas para a viagem são excelentes. A Atlânticoline, na pessoa do seu corpo de funcionários, incluindo os comandantes dos barcos, com presença visível nas operações, está de parabéns: eficiência a toda a prova. (Parece que não é preciso haver presidente da administração, pois as coisas funcionam assim…)
Já não ia ao Pico há bastante tempo. Gostei da Madalena e das Lajes (em São Roque passei de fugida): arrumadas, limpas, dinâmicas, com alterações bem conseguidas nos respetivos espaços urbanos. Havia movimento, como é natural nesta altura.
Visitei as lagoas do Capitão, Caiado, Paul, Rosada e do Peixinho: à parte a beleza natural do Planalto Central do Pico, passei por caminhos muito mal conservados (um turista que segue numa viatura ligeira vê-se privado do acesso a alguns locais idílicos) e a sinalização está pelas ruas da amargura: quem não conhece o interior da ilha pode pensar que está à procura de uma agulha num palheiro!
Sugiro que se recupere (ao menos pintando) as antigas placas de cimento que, na sua singeleza, indicam com muita clareza os caminhos que se pode tomar. Há sinalização destruída, apagada e escassa. |X|
8
2
Like

Comment
Share
8 comments
Most relevant

  • Jorge Azevedo

    Sr. Souto Gonçalves com todo o respeito, mas o Pico de uma forma geral está muito à frente do Faial no que toca a estradas e não só. É que por estes lados, sim, está pelas ruas da amargura. Aguenta carrinho do Zé Povinho 😉
    • Like

    • Reply
    • 39 m
    • Edited
    • Active
      Souto Gonçalves

      Jorge Azevedo, apenas me referi às estradas do mato no Pico, onde há estradas bem conservadas e outras não. O caso do Faial é outra questão.
  • Rui Furtado

    Sr Souto Gonçalves , tive o prazer de visitar a ilha vizinha e pude constatar o que diz sobre as indicações. Ainda assim , atravessei a estrada que vai do lado Norte ao lado Sul , pelo “meio” da ilha , e mesmo indo por caminhos alternativos, na sua generalidade, estavam em melhores condições que algumas estradas principais da nossa ilha . Tirando alguma vegetação que cobria as placas , mesmo as de pedra dos serviço florestais, estavam impecáveis e bem colocadas.
    • Active
      Souto Gonçalves

      Rui Furtado, Não me lembrei de tirar fotografias, senão podia comprovar aqui o que estou a dizer em relação às placas. Quanto às estradas, não fiz comparação com o Faial. Se foste à lagoa do Paul e junto da lagoa Rosada não podes ter passado por estradas bem conservadas. Se desceste do cabeço Laje até perto do cabeço Geraldo também não passaste por uma estrada bem conservada. Estou a pôr esta questão porque acho que seria bom para os lavradores que por lá passam e para o turismo que as condições fossem melhores.
  • Gomes Pereira

    Tens toda a razão
  • Paulo Gonçalves

    Pelo contrário estive nas Flores e até as estradas secundárias estão todas asfaltadas. Por exemplo, a estrada principal para a Fajã Grande, está extremamente bem sinalizada durante a noite! Quando teremos no Faial esta qualidade?
    3
  • José Jorge

    Exactamente ao contrario. Aqui os caminhos do mato estão muito melhor que muitos que usamos diariamente. O que está ao lado está muito pior do que se vê na ilha do Pico.
    Tive lá há pouco, mas só na Madalena e fiquei surpreendido como tudo está muito …

    See more
    • Active
      Souto Gonçalves

      Senhor José Jorge, estou de acordo consigo: a Madalena e as Lajes estão bonitas, conforme escrevi no texto que publiquei.