ESPINHO E SUAS BESTAS QUADRADAS

Views: 0

Image may contain: sky and outdoor, text that says "ELARIA AZUL"
Image may contain: sky and outdoor
Image may contain: outdoor
Image may contain: outdoor
+2
PAN Espinho

Espinho troca arboricídio por ciclovias

Iniciaram-se hoje, dia 14/09/2020, as obras de requalificação da rua 19 com o abate em massa de todas as árvores dessa mesma via. Só hoje de manhã, entre a Av. 24 e a Av. 32 foram abatidas mais de 40 árvores adultas saudáveis! Algumas com mais de 50 anos! Enquanto este post é escrito, o arboricídio continua agora a nascente da rua 19 com o abate indiscriminado de todas as árvores.

Perguntamos: não haverá outra forma de fazer obra em Espinho? Ontem foi na Escola Sá Couto, hoje na Rua 19 e amanhã?

Este arboricídio é um total contra-senso. As obras em curso têm como principal bandeira a criação de uma ciclovia. Convém referir que as ciclovias são percursos para utilização de bicicletas, e outros meios de mobilidade suave, nos trajectos urbanos e têm como principal objectivo reduzir as emissões de carbono e são uma das estratégias para combater as alterações climáticas. Por isso recebem financiamento comunitário. Portanto, não faz qualquer sentido este abate de árvores nestes moldes.

Perguntamos: não seria conciliável a construção de uma ciclovia com as árvores adultas existentes?

Este é um péssimo exemplo de desrespeito pelo meio ambiente. As árvores são elementos fundamentais para o combate às alterações climáticas. As árvores tem um valor imenso na valorização do espaço público: aumentam o conforto e valorizam as cidades, criam sombra que reduz a temperatura na zona e na sua envolvência, aumenta a humidade do ar que o torna mais agradável e protegem do vento. Além de melhorem a qualidade do ambiente com a absorção do dióxido de carbono (dos gases responsáveis pelo efeito de estufa) e libertando oxigénio, fixam poluentes em suspensão, reduzem o ruído, além de serem abrigo e alimento para diversas espécies animais.

Perguntamos: que medidas vão ser tomadas para compensar todas as árvores que foram abatidas? Está prevista a plantação de árvores? Quantas e onde?

#PAN #ESPINHO #ARBORICIDIO #ÁRVORES