ecologia ameaçada

Views: 0

https://blog.lusofonias.net/wp-content/uploads/2022/05/obras-em-zona-protegida-acores.pdf
Cidadãos denunciam obras no Pico das Camarinhas, que é Monumento Natural
Um grupo de cidadãos, liderado por João Paim Vieira, apresentou esta semana a várias entidades uma denúncia de obras em terreno considerado Monumento Natural, no Pico das Camarinhas, junto à Ferraria, em S. Miguel.
A denúncia, a que o nosso jornal teve acesso, é acompanhada de fotos, que reproduzimos nesta página, começando por explicar que, no cartaz colocado á entrada da estrada para o Pico das Camarinhas e Ponta da Ferraria, diz tratar-se, exactamente, de um “Monumento Natural “ protegido pela legislação que o estabeleceu como tal.
Contudo, a escassas centenas de metros e logo a seguir á entrada para o excelente trilho desse Pico das Camarinhas, supostamente protegido, existem obras sem qualquer identificação de quem as promove, excepto da própria empresa que as está a executar, segundo João Paim Vieira.
“São obras que violam claramente a legislação de “protecção” do Pico das Camarinhas, porque retiraram milhares de metros cúbicos de material lávico original ao suposto monumento protegido”, lê-se no texto enviado às entidades inspectoras e ao governo.
Além disso, estão a ser retiradas centenas de árvores e todo o revestimento vegetal de uma grande área, o que também deve ser ilegal face à protecção de um bem natural e, como se pode verificar, com o vazamento de betão sobre o “monumento natural protegido”, avançam os cidadãos.
A denúncia conclui com um pedido urgente de explicações sobre o que se está a passar naquele local, para que servem as obras e quem as autorizou.
(Diário dos Açores de 15/05/2022)
Act Azores, Raquel Guimarães and 9 others
2 comments
2 shares
Like

 

Comment
Share
2 comments

Top comments

  • Manuel Pimentel

    Agora vão parar a obra, teremos um calhão como muitos outros que estão por aí. Deixem os Homens trabalhar. Isso é falta de ocupação dessa gente.
    • Like

       

    • Reply
    • Share
    • 1 h