do assédio

Views: 0

【A CAUSA DAS COISAS】
Em boa verdade não é nada problemático arranjar provas de assédio e abuso, diz-me uma jovem (26) amiga que começa a dar os primeiros passos no mundo da academia porque – pelas suas próprias palavras – é uma mulher tão filha da puta como o homem mais filho da puta. E conta como procede:
– Nunca recusei um convite para um encontro nocturno em casa de um professor ou orientador, para debatermos alguns aspectos de um trabalho em mãos. Se me põem a mão no joelho, ou me afagam o rosto, ou sugerem um intervalo para descansarmos uma minutos na cama tudo bem; são situações que eu consigo controlar, se quiser, antes que resvalem para o inadmissível e intolerável. De qualquer maneira, nunca me encontro sozinha com nenhum homem – de facto, com mulheres também não – que tenha algum ascendente sobre mim, em que não leve o meu discreto aparelho de gravação áudio que deixo ligado desde que se fecha a porta atrás de mim.
Nunca tive problemas; nunca fiz, nem fizeram comigo, algo que eu não tivesse querido. Se alguém tivesse ultrapassado algum limite inaceitável para mim, logo no dia seguinte eu ia à reitoria, à PJ, às televisões, onde fosse preciso, com material muito credível para denunciar o abusador. Nunca aconteceu. Só não compreendo como é que essa cambada de balzaquianas da Academia se deixam endrominar por aqueles jarretas nojentos.
São completamente imbecis, ou são apenas ingénuas, ou querem fruta e depois arrependem-se; mas depois não conseguem fundamentar as suas queixas e acusações e estão logo fodidas. E é bem feito. Nós só temos é que saber utilizar do que podemos dispor para nos protegermos… E sermos tão ou mais filhas da puta para eles do que eles são para nós.
Este depoimento é absolutamente verdadeiro mas, evidentemente, é-me impossível revelar a identidade da depoente.

Em boa verdade não é nada problemático arranjar provas de assédio e abuso, diz-me uma jovem (26) amiga que começa a dar os primeiros passos no mundo da academia…

See more

All reactions:

Artur Arêde

Like

Comment
Share