DEPRESSÃO DANAKIL ETIÓPIA

Views: 0

Depressão de Danakil, Etiópia .Danakil: imagens incríveis das piscinas ácidas do deserto da Etiópia. Pesquisas ( Fontes : Wikipédia e Jornal Ciência )
A área é freqüentemente referida como o berço da humanidade ; em 1974, Donald Johanson e seus colegas encontraram o famoso Australopithecus fóssil Lucy , que foi datado de 3,2 milhões de anos e muitos outros fósseis de hominídeos antigos foram descobertos aqui, o que levou muitos paleontólogos a propor que esta área é onde a espécie humana primeiro evoluiu.
As imagens das famosas piscinas escaldantes do Deserto de Danakil impressionam pelos variados tons de cores psicodélicas.
O lugar mais quente da Terra, a Depressão de Danakil na Etiópia, assa sob uma temperatura média anual de 34,4 °C. No entanto, o termómetro pode às vezes atingir os 50 °C. Fontes quentes de enxofre, lava borbulhante e depósitos espessos de sal crocante aguardam quem se aventurar por estas paragens. Depressão Danakil. Nascentes de água quente
Entre os pontos geológicos de interesse turístico estão o sistema hidrotérmico de Dallol e o Lago Amarelo.
A Depressão Danakil é a parte norte do Triângulo Afar ou Depressão Afar na Etiópia uma depressão geológica que resultou da divergência de três placas tectônicas no Chifre da África .
Geologia
A Depressão Danakil encontra-se na junção tripla de três placas tectônicas e tem uma história geológica complexa. Ele se desenvolveu como resultado da separação da África e da Ásia , causando rachaduras e atividade vulcânica. A erosão , a inundação do mar, as subidas e descidas do solo contribuíram para a formação desta depressão. Rochas sedimentares, como arenito e calcário, são recobertas de forma inconformada por basalto, que resultou de extensos fluxos de lava.
Localização
A Depressão de Danakil é uma planície de aproximadamente 200 por 50 km (124 por 31 milhas), situada no norte da Região Afar da Etiópia, perto da fronteira com a Eritreia . Fica a cerca de 125 m (410 pés) abaixo do nível do mar e faz fronteira a oeste com o Planalto Etíope e a leste com os Alpes Danakil , além dos quais está o Mar Vermelho.
Características
As fontes termais na Depressão Danakil oferecem uma oportunidade de pesquisa para estudar micróbios extremófilos .
A Depressão Danakil é o lugar mais quente da Terra em termos de temperaturas médias durante todo o ano. É também um dos lugares mais baixos do planeta , 100 metros (330 pés) abaixo do nível do mar, [6] e sem chuva na maior parte do ano. Aqui, o rio Awash seca em uma cadeia de lagos salgados, como o Lago Afrera , nunca alcançando o Oceano Índico.
O Monte Ayalu é o mais ocidental e mais antigo dos dois vulcões no extremo sul da Depressão de Danakil. O outro vulcão ativo, Erta Ale , é um dos vários lagos da cratera de lava borbulhando do manto da Terra. Além disso, a área contém as fontes de enxofre Dallol , ou fontes termais . Esses ambientes húmidos na Depressão Danakil estão sendo investigados para ajudar a entender como a vida pode surgir em outros planetas e luas. Muitos microrganismos que vivem aqui são micróbios extremofílicos de grande interesse para os astrobiólogos . No entanto, em outubro de 2019, os cientistas relataram que formas de vida terrestres , incluindo formas extremas de microorganismos arquea , não foram encontradas nas condições muito quentes, ácidas e salgadas presentes em algumas partes da Depressão de Danakil.
+4
1
Like

Comment
0 comments

Mais artigos