Views: 0
Favourites
Será lançado já esta terça-feira, 22 de Novembro, às 18:00h, o livro “Crónica do Quotidiano Inútil – 50 Anos de Vida Literária”, de Chrys Chrystello, nas Cavalariças da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.
«Chrys Chrystello quer – e muito bem – que os poemas, escritos há mais de cinquenta anos a esta parte, possam garantir motivos de festa. Uma coisa é certa: Chrystello bem pode dizer que a sua Poesia tem o seu quanto de canino, mas, o que tem para dizer diz sem demoras.
Durante cinquenta anos tudo aconteceu e de tudo Chrys Chrystello deu conta. Ele expressa-se através da sua inquietação, que até pode parecer prosaica, mas que, ideologicamente, é profunda. A sua Poesia não é gratuita e, parecendo querer percorrer espaços pequenos, eis que a grandeza, banalizada pela injustiça, pela guerra, pela fome e pela falta dos saberes suficientes para resolver esse «quotidiano inútil», transparece como vontade no espelho da vida.
Vem a surpresa da Poesia de Chrys Chrystello dar a entender que se está perante uma escrita situada e sitiada, eivada de partidas e de chegadas, pois a tanto o obriga o desassossego geográfico de uma vida que nunca aceitou a monotomia do tempo e do lugar e sempre quis captar. Neste viajar inquieto, o Poeta procura, no interior das comunidades que vai convivendo, adaptar-se ao léxico de cada lugar.
Porém, são as condições político-sociais dos povos o tema que mais sensibiliza o Poeta deste livro. Transforma-se em Poeta Militante; desenvolve uma estratégia armada com a poesia de combate; é um amante à procura da pátria estabelecendo as suas próprias fronteiras afectivas».
Álamo Oliveira, 5 de Maio de 2022
Click to view products
You, Telmo R. Nunes, Natividade Ribeiro and 1 other
3 shares
Like
Comment
Share