Views: 0

Antena 1 Açores – Crime de peculato – A Polícia Judiciária está a investigar funcionários da EDA em Ponta Delgada.
Em causa estão montantes que variam entre as centenas e os vários milhares de euros.
Um caso que ficou resolvido internamente na Empresa, mas não a nível judicial.
“A investigação está praticamente concluída. O processo deverá ser remetido ao Ministério Público a muito curto prazo.
Em causa estão quatro funcionários da Empresa de Electricidade dos Açores. Trabalhavam na área comercial.
Os desfalques, realizados ao longo dos anos, foram notícia da Antena 1 Açores em Janeiro de 2016. Os funcionários foram suspensos, depois de instaurados os respectivos processos disciplinares.
A EDA fez saber então que não havia lugar a despedimentos e optou por atribuir 15 dias de suspensão a dois funcionários e um mês aos outros dois.
A Eléctrica Açoriana decidiu também dar novas funções aos funcionários em causa, um deles adjunto do Director do já referido Departamento Comercial.
O valor mais elevado de um dos desfalques estará à volta dos 60 mil euros.
Noutra situação, o funcionário apropriou-se de dinheiro que deveria ter sido restituído a um cliente por acertos de facturação.
Os trabalhadores alvo da investigação da Polícia Judiciária terão idades que rondam agora os 60 anos. Em 2016, confessaram os delitos e estariam a restituir o dinheiro à EDA.
A Antena 1 Açores apurou que apesar dos desfalques terem sido resolvidos a nível interno na Empresa, a Polícia Judiciária, na sequência de queixa, avançou para a investigação do crime de peculato, um crime que tem uma moldura penal que poderá ir até aos 8 anos de cadeia . Também de oito anos é o prazo de prescrição deste crime.
A EDA não comenta o caso”. (CV)
Like
Comment
Share
1 comment
View 1 comment