Views: 0

Antena 1 Açores – É uma afirmação que inquieta!
Há meninos nos Açores, vítimas de maus tratos, que já tentaram o suicídio.
Essa afirmação é feita por André Tavares Rodrigues, especialista em Ciências da Educação e Psicologia.
“Há nos Açores crianças com menos de dez anos que já tentaram o suicídio e foram vítimas de agressões brutais à sua intimidade.
Os dados são preocupantes, diz o especialista André Tavares Rodrigues, há mais de vinte anos a trabalhar com crianças e jovens em risco.
O especialista açoriano é doutor em Ciências da Educação e Psicologia pela Universidade espanhola de Oviedo.
Lança um grito de alerta para a necessidade de se investir na Saúde Mental.
André Tavares Rodrigues vai apresentar no final de Abril o resultado de um trabalho de reflexão junto das 40 casas de acolhimento de crianças e jovens nos Açores.
Defende a mudança de paradigma e um caminho de afectos.
André Tavares Rodrigues, psicólogo social de formação, com Mestrado em Psicologia Criminal, em vinte anos de carreira, sempre trabalhou as questões da pobreza e da exclusão social.
É o responsável da “Percursos” nos Açores, um projecto piloto, uma escola sócio-educativa para jovens que vivem em exclusão social.
Anda a percorrer o país a dar formação aos técnicos que trabalham nas comissões de protecção de crianças e jovens e nos Açores trabalha trabalha também junto das casas de acolhimento.
O especialista conhece bem os fenómenos da pobreza na Região. Diz que não são distintas de outras partes do país. Defende que o combate só é possível com a promoção do bem-estar num plano de intervenção que não esqueça ninguém.
André Tavares Rodrigues tem 45 anos. O ano passado sofreu um enfarte. Aproveitou o momento para parar e pensar.
E é no parar e pensar que deixa um pedido: “quem foi a uma casa de acolhimento, sem televisões, sem comunicação social, sem chefes de gabinete, sem nada, numa noite de Natal?”.
O Professor fala mais logo on-line, às 9 da noite, a convite do Rotary Clube de Ponta Delgada, sobre o “Direito a sonhar: promoção do bem estar psicológico de crianças e jovens em perigo”. (CV)
https://www.facebook.com/antena1acores
(jornal das 8h.30 dia 31/03/2021)
Com Andre Tavares Rodrigues
2 comments
Comments
Uma realidade que assusta
- Reply
- Share
- 2 h