Views: 0
Isto não está a correr bem.
Há dois dias que os mortos se afastam da sigmóide. Seria de esperar um pouco, porque essa ainda não estava estabilizada. Mas esse afastamento aumentou, não diminuiu. E o número de camas UCI ocupadas diminuiu, o que quer dizer que isto não advém de carência de ventiladores. Tem de ser outra coisa.
Isso quer dizer que há +/- duas-três semanas alguma coisa aconteceu que originou mais contágios (1-2 semanas para aparecerem sintomas, 1 semana para o óbito). Entre 19 e 26 de março. Tenho aqui apontado, na minha lista de eventos potencialmente relevantes: “21/03/2020. Fim-de-semana: muita gente nas marginais em passeio”. Seria relevante ver em que concelhos são estes óbitos de ontem e hoje, Ricardo Bento.
Se fosse só isso… seria um momento de asneira só. Mas o que me preocupa é que há dois dias que os casos se afastam da sigmóide até então clara. O ritmo % é mais ligeiro que ontem, sim, mas não é tão ligeiro como devia. Não está em atenuação. Está quase linear. Isto recorda-me o ritmo japonês, que usa máscaras mas não diminuiu o contacto social – e nos gráficos (por ex. 91-DIVOC.com) surge linear. Isso é lento, mas é demasiado. Ao fim de algum tempo (semanas) sobrecarrega o sistema de saúde. Será que isto reflete um relaxar dos cuidados ocorrido há 1-2 semanas?
Lembrem-se que isto NADA tem a ver com a presença maior de pessoas na rua nos últimos dias. Isso só se verá daqui a 1-2 semanas. Isto reflete algo que ocorreu, em termos de comportamentos sociais, entre 26 de março e 2 de abril. Já em pleno estado de emergência. Houve um fim-de-semana a 28 de março, mas não me ocorrem relatos de algo aí ocorrido. Alguém os tem? Conforme refere o Expresso, “o Norte é o grande foco de novas infeções: 716 dos 815 novos casos ocorreram na região (87,8% do total nacional)”. O que se passou no Norte há 1-2 semanas?

- Leonel Morgado Poderás ver que estamos sensivelmente com mais 100 mortos por dia (quase mais 50%!) do que a média dos últimos 10 anos. E a aumentar o número de mortos desde 8 de março, quando a tendência todos os anos é para diminuir… A nossa primeira vítima de COV…See more
- Rui Godinho Nelo, e em relação ao número de novos infectados, como estamos?
Leonel Morgado replied
1 reply
- Ricardo Almeida Terá o clima/temperatura algum relacionamento?
Ricardo Almeida replied
3 replies
- Elisabete Mortinho Obrigada Leonel pela tua análise !!!
- Joao Paulo Feiteira Foi por essa altura ( final de março) que a curva começou verdadeiramente a diminuir a taxa de subida, o q se traduziu provavelmente no “baixar da guarda”
- Alexandra Gomes Guedes E daqui a duas semanas vamos ver o impacto do pessoal que se fez à estrada na Páscoa. Já viste o panorama espanhol? É surreal… Não há meio de as pessoas perceberem a gravidade das suas atitudes! Sinto-me tão revoltada…
- Leonel Antunes Há duas semanas= final do mês= muito mais idas às compras. Será?
- Leonel Morgado Leonel Antunes não, porque o aumento é quase todo (88%) no Norte. Foi alguma coisa que aconteceu no Norte. Ou então começaram agora a testar percentualmente mais a norte do que dantes. Não tenho dados de testes por região.
- Marlene Loureiro Obrigada pelas tuas preciosas análises, que sigo atentamente.🙏
- Sonia Pimentel Devem ser os lares…alguns quando se aperceberam já tinham quase tudo infectado e a maior parte não tem critério para UCI.
- Ricardo Bento é muito provável
- Leonel Morgado Sonia Pimentel mas 88% a Norte?

- Leonel Morgado Álvaro Lopes sim, partilhei ontem ou anteontem mas o grau de crescimento não devia ser tão diferenciado porque estes dados não mudaram de repente
- Carlos Gertrudes Até ao dia 6 a descida de casos novos parecia consistente, mas, nos últimos dias a coisa recomeçou a subir, atingindo hoje o 4.º mais alto numero de contagiados. Parece que anda muita gente a portar-se mal!
- Miguel Mira da Silva podes colocar na tua agenda: dia 9/Abril – Portimão cheia de gente na rua
- Leonel Morgado Miguel Mira da Silva coloco. Mas não para estes casos: são 88% no Norte.
- Miguel Mira da Silva daqui a 3 semanas vai haver muitos no algarve!
- Jose Pac Jimenez talvez haja gente que não tem seguido as recomendações do governo relativamente ao confinamento