COVID19 EM PONTA DELGADA BASTAVA LER A HISTÓRIA DOS AÇORES

Views: 0

Pormenor de uma planta secreta de 1941, do ciclo em que recebemos só em São Miguel, cerca de 20.000 soldados expedicionários do continente. Obviamente que ao primeiro sinal de infeção, a quarentena era feita no navio. Mesmo sem sinal, homens e animais tinham quarentena obrigatória à chegada, em local próprio, o lazareto. Incrível tamanha burrice, de não chamar os historiadores para debater estes fenómenos em colaboração com os especialistas de medicina. Querem outro caso? Em plena Pneumónica o que dinamizou o Posto de Socorros da Cruz Vermelha Portuguesa em Ponta Delgada, foi o facto dos militares contaminados já não terem lugar nas sobrelotadas enfermarias, constituindo um perigo para os sãos. Rapidamente foi aceite a casa de uma mecenas no centro de Ponta Delgada para os confinar a todos no mesmo espaço. Hoje não, aceitam-se voos de todo o lado, disseminando a doença pelas ilhas, e tardiamente, impõe-se uma quarentena em casa… para os que obedecem… Muito Triste o Povo, quando governado por gente assim… 😑

No photo description available.
Comments
  • Sérgio Rezendes Podíamos estar tão bem, se fossemos governados por gente pro-ativa e Culta! A pressa era aparecer na televisão com conselhos que já eram do conhecimento de todos… e nada mais!
  • João Pacheco de Melo O célebre “Lazareto” está aí bem assinalado. Quem o quiser conhecer ainda o pode fazer. É a actual “Creche de Santa Clara”. Mais.. uma das suas funcionárias até poderá ter “estórias” interessantes a contar pois é filha de um dos antigos condutores da ambulância do Lazareto.

    😉.

    • Sérgio Rezendes Desde 1902… que excelentes serviços prestou durante a Pneumónica, mas também de onde tudo começou… com o seu Posto Sujo, duas enfermarias e um gabinete médico. E obrigado pela dica…
    Write a reply…
  • Ana Silva Neste momento estaríamos no “paraiso”, tendo em conta a situação na Europa, aproveitando a barreira natural da distância que neste caso é uma mais valia. Enfim é o que temos. Estou cheia de raiva com esta situação de todos estarmos a pagar por más decSee more