corredores humanitários para o inimigo

Views: 0

Actualização guerra Ucrania dia 13
Ucrânia rejeitou, esta segunda-feira, os corredores humanitários propostos pela Rússia, considerando a proposta russa “completamente imoral”, adianta a agência de notícias AFP.
O cessar-fogo decretado pela Rússia para a imposição dos alegados corredores humanitários nas cidades ucranianas de Kiev, Mariupol, Kharkiv e Sumy, esta manhã, está a gerar controvérsia quanto à sua segurança, uma vez que, de acordo com a AFP, vários dos corredores conduzem a população ucraniana para território da Rússia ou da Bielorrússia, país alíado de Putin.
Segundo a agência de notícias russa Ria, citada pela BBC News, entre as quatro cidades abrangidas, apenas Mariupol e Sumy têm opções de rotas de evacuação que dão para território ucraniano. Os cidadãos de Kiev são encaminhados para a Bielorrússia e os de Karkhiv para a Rússia, com as forças militares russas a garantir “o controlo da evacuação, recorrendo até ao uso de drones”.
“Isto não é uma opção aceitável”, declarou Iryna Vereschuk, ice-primeira-ministra ucraniana. Os civis retirados das cidades de Kharkiv, Kiev, Mariupol e Sumy “não irão para a Bielorrússia, para, de seguida, embarcarem num avião para a Rússia”, acrescentou.https://www.tsf.pt/…/completamente-imoral-corredores…
″Completamente imoral.″ Corredores humanitários na Ucrânia conduzem à Rússia e Bielorrúsia
TSF.PT
″Completamente imoral.″ Corredores humanitários na Ucrânia conduzem à Rússia e Bielorrúsia
Os corredores em causa deveriam abrir esta manhã, depois de duas tentativas prévias falhadas de cessar-fogo, pelas quais as forças russas e as forças ucranianas se culparam mutuamente.
1
3 comments
Like

Comment
Share

Sobre CHRYS CHRYSTELLO

Chrys Chrystello jornalista, tradutor e presidente da direção da AICL
Esta entrada foi publicada em AICL Lusofonia Chrys Nini diversos. ligação permanente.