Cientistas descobrem como o coronavirus infeta os humanos

Views: 0

É mais uma descoberta vinda dos laboratórios chineses, que está descrita passo a passo na revista Science. Uma equipa de investigadores descreveu da forma mais detalhada até agora a forma como o novo coronavírus entra nas células humanas e causa uma infeção. É um passo importante para o desenvolvimento de vacinas e outros medicamentos para combater a doença, embora possa demorar longos meses ou mesmo anos até que estejam disponíveis para tratamento em humanos.
O COVID-19, também chamado SARS-CoV-2 pelas semelhanças genéticas com o vírus que provocou um surto de 2003, tem uma proteína que, quando se aproxima de uma célula humana, une-se a outra chamada ACE2. Quando isso acontece, o vírus introduz o seu material genético (o ARN) dentro da célula humana, que, confundindo-o com o próprio material genético, começa a produzir proteínas virais por engano.
Uma vez dentro da célula, o material genético do vírus começa a replicar-se e os novos exemplares ficam encapsulados por uma espécie de “bolsa” proteica — algo que acontece com muita facilidade porque o vírus toma como refém o sistema metabólico da célula para que trabalhe apenas a seu favor. Depois, os novos coronavírus furam a membrana celular e escapam para infetar novas células.
Um estudo publicado na revista Science descreveu da forma mais detalhada até agora a forma como o novo coronavírus entra nas células humanas e causa u…