Views: 0
O papel da China nas negociações de paz.
Putin já demonstrou que é um perigoso terrorista. É humanamente impiedoso e não respeita qualquer princípio ético, incluindo o militar. Este inqualificável ser humano constitui uma ameaça não só para a Ucrânia e para os países limítrofes da Rússia, mas para a própria humanidade.
A UE, os EUA e a China têm urgentemente de gizar uma estratégia concertada no sentido de travar este louco o mais depressa possível.
Espero que a China, que terá um papel fundamental nesta estratégia, mostre ao mundo que a Nova Rota da Seda é de facto um projeto de paz, que visa abrir a China ao mundo, através da criação de pontes culturais, como sempre deu a entender Xi Jinping.
Espero que a China mostre ao mundo que a Nova Rota da Seda, ao contrário do que defendem alguns observadores políticos mais pessimistas, não constitui um impulso para o domínio chinês nos assuntos globais com uma rede comercial centrada na China.
Os países da UE, onde a China detém setores estratégicos das suas economias e onde proliferam os Institutos Confúcio ligados às instituições de Ensino Superior, têm de exercer pressões diplomáticas concertadas sobre a China para que esta assuma um papel decisivo nas negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia. A UE tem de pressionar a China a mostrar ao mundo que está do lado da paz e que a Nova Rota da Seda não é afinal um projeto imperialista dissimulado, com vista à criação de uma nova ordem geopolítica e geoeconómica mundial. A China tem agora uma oportunidade de ouro para demonstrar que a Nova Rota da Seda é, de facto, um projeto de paz, de criação de pontes entre povos e culturas, contrariando assim aqueles que defendem que o objetivo da China é gerar dependências e endividamentos com vista a intensificar o seu poder geoestratégico à escala mundial.
O empenhamento da China na paz entre a Rússia e a Ucrânia é não só a maior prova da bondade das intenções que subjazem à Nova Rota da Seda, mas também o maior investimento que Xi Jinping pode fazer no êxito deste seu projeto já em curso à escala mundial.
3 comments
Like
Comment
3 comments
- Isabel FariaZero confiança em Xi Jinping
- Like
- Reply
- 42 m
- Ana Maria RamalheiraIsabel, temos de o pôr em brios. Ou então fica desmascarado. E todos ficarão a perceber melhor os objetivos da tão propalada Nova Rota da Seda…
- Like
- Reply
- 40 m
- Edited
- Isabel FariaAna Maria Ramalheira hummm eu não tenho muitas dúvidas quanto à rota. Ele neste momento está com exercícios militares …adevinhe-se onde? Mas tens razão, seria uma tentativa … ele tinha mostrado apoio a Putin mas pode ser que agora já tenha percebid…See more
1
- Like
- Reply
- 30 m