1621
Ana de Santa Maria, natural da ilha de Santa Maria – Cativa em Tetuão, Marrocos.
Foi resgatada pelos Padres Redentores Frei Martín Agudo de la Rosa e Frei
Diego Ortigosa da Ordem da Santíssima Trindade de Espanha.
Seu resgate foi pago com dinheiro das esmolas de Leonardo de Alba, Duque de Alba.
–
Foram resgatados 68 cativos, dos quais 10 Portugueses, a saber:
–
Açores (1) – Ana de Santa Maria, natural da Ilha de Santa Maria, de idade 30 anos, filha de Baltasar Fernandes e Isabel Velho, cativa na dita ilha. Custou seu resgate 2.000 Reis.
–
Madeira (1) – Diogo Fernandes, filho de Manuel Fernandes e Ana Mendes, 22 anos, 1 ano e meio de cativeiro, cativo de um patacho que vinha das Índias. Custou o resgate 2.000 Reis.
–
Porto Santo (2):
Maria [Lagoa], filha de Baltasar Teixeira e Maria Simoa, idade de 30 anos, 3 anos de cativeiro. Foi cativa na Ilha de Porto Santo por turcos de Argel. Custou o resgate 1.900 Reis.
–
Cecília de Paiva, natural de Porto Santo, filha de Gabriel de [.?.] e Graça [.?.], 24 anos, 4 anos de cativeiro, cativa quando se perdeu a dita ilha. Custou o resgate 1.950 Reis.
–
Continente (6):
Manuel Martins, natural de Setúbal,filho de Custódio [?] e Maria [ ?], 27 anos, um ano e meio de cativeiro, cativo de um patacho que vinha das Índias. Custou o resgate 2.000 Reis.
–
Melchior Amado, natural do Porto, Portugal, filho de Gaspar Gonçalves e Catarina Peres, 30 anos, 1 ano e meio de cativeiro, cativo do dito patacho. Custou o resgate 2.000 Reis.
–
Francisco Gomes, natural de Setúbal, filho de Pedro Fernandes e [.?.] Gomes, 21 anos, 1 ano e meio de cativeiro, cativo do dito patacho. Custou o resgate 2.000 Reis.
–
Domingos Gonçalves, natural do Porto, Portugal, filho de Salvador Gonçalves e Maria Dias, 19 anos, 1 ano e meio de cativeiro, cativo do dito patacho. Custou o resgate 2.000 Reis.
António Gorjão, natural de Peniche, Portugal, filho de Duarte Gorjão e Isabel Mendes, idade de 51 anos, cativo há um ano, estando no mar fundo, pescando. Custou o resgate 1.900 Reis.
–
Martinho Lopes, natural de Peniche, filho de Diogo Fernandes e Isabel Vaz, 44 anos, cativo 11 anos em Arzila. Custou o resgate 1.900 Reis.