Carta Aberta Dirigida ao: Senhor José Carlos San-Bento

Views: 0

Carta Aberta
Dirigida ao:
Senhor José Carlos San-Bento
1º Violência política nos Açores
Foi uma iniciativa em forma de uma passeata na Avenida Marginal, conduzida pelo PS, PCP e COE.
Os militantes destes partidos políticos, tinham como objectivo o assalto da Sede do MAPA gritando o slogan, “1 2 3 fascistas para o xadrez”.
Quando chegaram ao local da sede do MAPA, arrombaram a porta de entrada atirando para a rua documentos e pertences que se encontravam na mesma.
2ª Os dirigentes e militantes do MAPA sabendo que estes partidos pretendiam assaltar a sede, antecipadamente reuniram afim de deliberarem qual a atitude que seria tomada perante tal situação.
A maioria dos militantes eram de opinião de os esperar dentro da sede, deixando-os entrar pela porta e faze-los sair pela janela. Perante a intenção dos militantes, prevaleceu o bom senso do Sr. Eng. Costa Matos. Ficando assente, que a chave da sede seria entregue ao Sr. Comandante Ricou como um dos agentes da Autoridade, capaz de garantir a segurança necessária a sede.
Estes factos são confirmados pelo nosso militante Sr. José Manuel Simões Tavares.
3º Os fatos que irão ser descritos, como o assalto e a tentativa de fogo posto à sede do MAPA, foram presenciados e acompanhados por Álvaro Teves Franco Lemos que, na altura era comandante dos B.V.P.D. Tendo sido avisado, que os manifestantes pretendiam lançar fogo ao edifício sede do MAPA relata a seguir, os acontecimentos:
– O que de fato veio a acontecer e, como Comandante dos B.V.P.D. tinha solicitado antecipadamente que os bombeiros ficassem de prevenção no aquartelamento equipando uma viatura de ataque e um autotanque na eventualidade de ser necessária.
Dado os descritos antecedentes, tomei como primeira prevenção deslocar-me para o local dos futuros acontecimentos. Ao chegar ao local encontrei o Sr. Comandante Ricou sentado num dos bancos do local em frente a sede do MAPA no Campo de São Francisco.
Fiquei descansado porque quem tinha a obrigação de precaver a segurança do edifício do qual tinha a chave, estava presente. No entanto, a atitude dele mais parecia que estava satisfeito com o acontecimento, não tomou nenhuma atitude.
Vi que os militantes concentrados transportavam papeis e garrafas com combustíveis.
Nestas circunstâncias tomei a decisão de fazer avançar o corpo de bombeiros que se encontravam de prevenção. A intervenção dos bombeiros foi rápida e eficaz. Neste, entretanto, apareceu um grupo de cerca de 10 militares que se limitaram a serem expectadores.
Os militantes dos partidos políticos já referidos e, mais actuantes foram: Alguns familiares da família Marquês da Praia, Carlos Fraião, Alegria Chaves e Irmã. Sabemos os nomes de outros manifestantes que, entretanto, já faleceram e outros ou foram esquecidos.
Para finalizar, ao Sr. José Carlos San-Bento não lhe é permitido, chamar de organização terrorista à FLA nem aos seus militantes terroristas. Terroristas foram FP25 que mataram cerca 17 pessoas, os que nos é dado saber.
O maior terrorista que foi amnistiado pelo presidente do PS. foi o então Sr. Capitão Saraiva de Carvalho. Esta amnistia ela sim, só veio demonstrar aqueles que estavam de acordo com os actos deste Senhor.
Finalizando, os antigos diziam: QUE COM BRADOS DE BURRO NÃO CHEGAM AO CEU, ou então é UM CALHAU COM DOIS OLHOS e nada mais.
Ponta Delgada, 2021.08.12
6 comments
1 share
Like

Comment
Share
6 comments
  • Gilberto Melo

    Gostei, o escrito do José Franciso Ventura, Porque fala a Verdade e eu posso testemunhar, por que vi com os meus próprios olhos, e posso testemunhar aqueles que íam naquela manifestação, e que depois fugiram para militantes de outros partidos, são estes factos que jamais me esquecerei, e quantos merdas tidos agora que sempre foram democráticos, Parabén Amigo VENTURA, muito curto e bem escrito, Bom fim de semana.
    1
    • Like

    • Reply
    • 1 h
  • Active
    José Francisco Nunes Ventura

    Esta “carta” é o sentir do Grupo “Açores Sempre” tendo sido subscrita pelos mentores da Mesma Página
    2
    • Like

    • Reply
    • 1 h
    1 reply