Views: 0
Favourites 6tmSponusfhorefd
CAMPANHA NO AFEGANISTÃO
“Aqui o inimigo não nos enfrenta numa batalha intensa, como os outros exércitos com os quais nos batemos no passado… Mesmo após tê-lo derrotado, ele não aceita o nosso domínio. Volta outra e outra vez. Ele nos odeia com um ardor cuja intensidade só é superada por sua paciência e sua capacidade de sofrimento.”
Com palavras que poderiam ser tiradas de despachos de guerra atuais, Steven Pressfield, o escritor de bestsellers sobre combates da antiguidade, como Portões de Fogo e Tempos de Guerra, volta com Campanha no Afeganistão, um empolgante romance histórico que recria a invasão de Alexandre, o Grande, aos reinos afegãos em 330 a.C. – uma campanha que sinistramente prenuncia as táticas, terrores e frustrações dos conflitos contemporâneos no Iraque e no Afeganistão.
A história é narrada por Matthias, um jovem soldado que ingressa no exército de Alexandre após este ter conquistado o império persa e estar avançando para leste, penetrando no Afeganistão, rumo às riquezas da Índia. Parte de uma unidade, que inclui recrutas de sua idade como também veteranos, ele narra sua rápida passagem da adolescência para a idade adulta, como soldado, enquanto desempenha as estratégias de terra arrasada de Alexandre, vivencia as alegrias e tristezas de um romance com uma moça afegã e enfrenta o barbarismo dos afegãos, de seus colegas soldados e, finalmente, o seu próprio. Enquanto narra os brutais contatos do dia-a-dia entre os dois lados, Matthias expõe o sacrifício humano suportado por um grupo de homens, cujo código é humanista e secular, quando eles procuram impor sua vontade a pessoas de profunda religiosidade, orgulho irredutível e uma ardorosa aptidão para morrer pela sua causa.
Em Campanha no Afeganistão, Steven Pressfiel narra o confronto entre um exército invasor do ocidente e violentos guerreiros orientais determinados a defender sua pátria a todo custo. E, mais uma vez, demonstra sua profunda compreensão da esperança e desespero de homens em guerra e das realidades históricas que continuam a influenciar o nosso mundo.
2 comments
2 shares
Like
Comment
Share
2 comments
Most relevant
- Maria Felicidade SeixasDeve ser interessante, esse livro!!! Onde o que tem interesse é a descrição das batalhas feita de dentro, por quem as viveu,mesmo que seja em fantasia! É outra abordagem!!!
- Like
- Reply
- 56 m