Views: 0
Calheta de Pêro de Teive: uma doação disfarçada
Os que destruíram a Calheta de Pêro de Teive, os que a abandonaram e os que a traíram deviam pôr a mão na consciência. Ainda está a tempo de gritar “NÃO” a um enorme hotel na Calheta. De resto, é preciso não esquecer que o espaço onde o privado pretende construir o hotel acabará por ser uma doação, porque mesmo que a concessão seja suspensa o privado não vai demolir o edifício, que ali ficará, pois, para sempre. Mas sobre essa doação de um espaço público, não assumida mas efectiva, os poderes públicos também nunca falam.
A nossa terra não pode ser vendida a “pataco” ou a troco de milhões. O dinheiro é importante, com certeza, mas a população é mais importante. E, assim sendo, demolidas como se espera as galerias inacabadas e abandonadas há cerca de doze anos, o espaço deveria ser convertido numa praça ou num jardim público, como estava inicialmente previsto, sem mais interesses privados à mistura.
Que se anule enquanto é tempo a concessão dos terrenos conquistados ao mar!!! Haja lucidez, audácia e amor à nossa terra! Sim, amor à nossa terra, um valor que vai, de facto, rareando, face a interesses, que tudo dominam. O Governo Regional dos Açores (PS) e a Câmara Municipal de Ponta Delgada (PSD) estão mandatados pelo voto popular é para defender a nossa terra e a sua população: não podem ser, pois, uma espécie de agentes imobiliários, entregando a privados o que é de todos nós, só porque há milhões em jogo.
Como já disse, se ser fiel à Calheta e à sua memória é um crime, como parece que para muitos é, então eu não me importo de ser criminoso, mesmo sem cadastro oficial. Não é uma questão de teimosia, mas eu não entendo a solução prevista para a Calheta – a construção de um hotel com uns espaços verdes em frente que só vão beneficiar acima de tudo o próprio hotel -, como também não entendo certas concordâncias, cumplicidades e silêncios.
Eu não exijo a Calheta de volta, porque isso é impossível: exijo, sim, que não cometam mais erros nesta zona da cidade de Ponta Delgada!