Views: 0
Joaquim Fernandes
RECONSTITUINDO O AUTÊNTICO “MILAGRE” DO SOL
HÁ 105 ANOS EM 13 DE OUTUBRO:
A TRAJETÓRIA E OS EFEITOS DO OBJETO VOADOR
QUE DESCEU SOBRE A MULTIDÃO
Uma análise científica passível de réplica experimental/laboratorial que racionaliza com coerência e economia o triplo efeito físico registado na Cova da Iria em 13 de outubro de 1917. Um problema de Ciência, não de Fé. Cf. “As Outras Fátimas” ( Manuscrito, 2021); “As aparições de Fátima e o fenómeno OVNI” ( Estampa, 1995); “Fátima. Mais além da Fé” ( Book Cover, 2017), entre outros títulos mais antigos.
NO DIA EM QUE O “SOL”
BAIXOU À TERRA…
E A CIÊNCIA SUBIU AO “CÉU”
…UM SÉCULO DEPOIS!
– O anti-absurdo explicativo do fenómeno “solar”
e o que podemos deduzir dos testemunhos
do dia 13 de Outubro de 1917
Neste dia, evocativo do chamado “milagre do Sol” sobre a dolina da Cova da Iria, seja-me permitido recomendar a leitura,- a todos os (des)crentes de todos os matizes e que (ainda) não desistiram de pensar…- do nova antologia multidisciplinar “Fátima. Mais além da Fé”, ontem apresentada na Universidade Fernando Pessoa e editada pela Book Cover ( Porto, 2019). A (des)crentes de todos os matizes. Alguns dos 18 textos aí publicados- como os do professor Auguste Meessen, físico teórico da Universidade Católica de Louvaina, ou a reveladora e original investigação do professor José Machado, da UTAD, sobre os originais fotográficos – ou seja, as preciosas “placas” de vidro do conhecido fotógrafo Benoliel – depositadas nos Arquivos do Santuário de Fátima – em que se demonstra que algumas das fotos já publicadas à época e que captam o ambiente do local aquando do “fenómeno solar” foram REALMENTE manipuladas ! – são dois exemplos apenas, dois motivos para uma leitura atenta e reflexiva desta nova reavaliação científica e cultural das “aparições” de Fátima e de aspetos que têm sido ordinariamente desprezados e/ou ignorados durante mais de um século.
Imagem da zona onde se registaram efeitos físicos simultâneos à “descida” do objeto dito “solar” sobre a multidão na Cova da Iria. In “Fátima. Mais além da Fé”, página 23:

4 comments
1 share
Like
Comment
4 comments
- João JaneiroMeu Caro, para quando um livro sobre o tópico? Sei que publicou no passado (80s) mas os livros já não se encontram à venda.
- Like
- Reply
- 4 h
- Joaquim FernandesJoão Janeiro caro Amigo, publiquei em 2021 a obra “As Outras Fátimas” (Manuscrito) com uma revisão crítica do elenco de 16 “aparições marianas” não reconhecidas pela Igreja Católica onde reanaliso muitos dos aspetos dos fenómenos de 1917 e não só e uma (ousada) proposta teórica de hipótese explicativa global dos mesmos. Sugiro-lhe ainda, se não conhece, a antologia “Fátima. Mais além da Fé” ( Book Cover, 2017) com ensaios de académicos nacionais e estrangeiros. Abraço.
6
- Like
- Reply
- 3 h
João JaneiroJoaquim Fernandes muito obrigado pelas dicas.- Like
- Reply
- 2 h