Views: 0
Luis Gil Bettencourt
is with
Luis Gil Bettencourt I
.
tSa3pomhnsohred
As sonoridades das coisas…
Viver numa ilha como a Terceira, dá para entender muita coisa, muita coisa mesmo. À muitos anos e anos atrás, chegarem cá determinadas sonoridades de géneros musicais, era como desejar chegar aos 201 anos de idade. Aos poucos as coisas foram mudando, e as guerras também ajudaram com que certas sonoridades habitassem por cá. Os ingleses e suas Big Bands, os americanos com sua rádio e televisão, Channel 8, Lajes Field, Azores , Portugal, era assim que apareciam, e aos poucos, pelo menos na Praia e alguns músicos de Angra foram educando o ouvido e prá população, tentaram repetir mil uma influências. Foram eles Big Bands, grupos de baile, e claro, uma população que se aproveitou e bem das aparelhagens e Long Plays ( LP’s ) comprados no P.X. nos americanos. Hoje tudo isto desapareceu e parece que voltámos à estaca zero em termos do ouvido público. Mesmo tendo em conta os festivais que aconteceram e acontecem cá na ilha, os grupos de rock, grupos de jazz, de música tradicional, outros géneros musicais pouco influenciam alguém. Trazer público a um auditório, ou se traz alguém das novelas, gente que supostamente escrevem determinados livros, músicos que passam muito na rádio, e fica por aí.
A verdade é que existem músicos nesta ilha que trabalham e muito, determinadas sonoridades que se na fosse uma entrega total, seriamos muito mais pobres. Mas pobres vamos continuar até a população da ilha, pelo menos dar o benefício da dúvida aos músicos desta terra. Elas, sonoridades, “ANDEM” por aí. Não as percam, mas também na verdade não as podem perder se nunca as tiverem.
Do meu cantinho, só vos posso dizer que terei os Last Minute Trio, grupo da nossa freguesia cultural à porta de minha casa. Na desperdicem uma oportunidade de apoiar, reconhecer o quanto de humano também somos, caso contrário resta-nos ir viver pra Lisboa e vir de lá pra cá pra vos convencer como muitos outros.

https://www.jdacda.com/post/parece-ser-preciso-sair-daqui-para-fazer-boa-m%C3%BAsica-terceirense-diz-lu%C3%ADs-bettencourt
Félix Rodrigues and 65 others
9 comments
Like
Comment
Share
Comments
View 4 more comments
Coloquei o seu desabafo no jornal digital da ACDA. Espero que não se importe. Alterei uma ou duas pequenas coisas no texto por causa da formatação. https://www.jdacda.com/…/parece-ser-preciso-sair-daqui……
See moreJDACDA.COMParece ser preciso sair daqui para fazer boa música Terceirense; diz Luís BettencourtParece ser preciso sair daqui para fazer boa música Terceirense; diz Luís Bettencourt
- Like
- Reply
- 1 h
View 3 more comments