António Bulcão escreve sobre o piloto suicida e Putin

Senhores passageiros…
Às 10,30 do dia 24 de março de 2015, o copiloto Andreas Lubitz, da companhia de aviação Germanwings, atirou deliberadamente o avião que pilotava contra os Alpes franceses.
Na altura falou-se em depressão do rapaz, que teria antecedentes e pensamentos suicidas. Mas, que diabo, podia ter-se matado sozinho. Por que decidiu levar consigo 150 pessoas? Entre as vítimas estavam 16 alunos do ensino secundário, dois professores que os acompanhavam, o baixo-barítono Oleg Bryjak e a contralto Maria Radner.
Pessoas que não cresceriam, não criariam famílias, não en(cantariam) mais ninguém com a sua voz. Essas pessoas, fossem crianças, jovens ou adultos, iam sentadas nos seus bancos, dormitando, lendo livros, ouvindo música, ou simplesmente planeando o que iriam fazer quando ouvissem as palavras mágicas nessa situação, “senhores passageiros, acabámos de aterrar…”.
Os seres lúcidos e descontraídos não imaginam acidentes de aviação. Prendem-se às estatísticas, à máxima de que o avião é o mais seguro meio de transporte, à pequena probabilidade de ser aquele voo concreto a correr mal. Mesmo os seres assustados, como eu, que vai sempre atento a um barulho pouco comum, preparado em todos os músculos tensos para um eventual poço de ar, mesmo este desgraçado vai até falhas de motor, tempestades cumulonimbiescas, pássaros saídos do Jurassic Park a entrar pelos Rolls Royce. Não lhe passa pela cabeça de que quem vai aos comandos vai fazer despenhar o avião.
Todos morremos sozinhos. Mesmo que acompanhados por familiares ou amigos, num momento esperado, o último suspiro é só nosso. O que terá passado pela cabeça de Andreas para matar 150 pessoas? Ter-se-á sentido, na sua perturbação mental, mais acompanhado? Ou será que nem pensou nisso, na obsessão de se libertar de uma vida que já não teria sentido?
Já tive amigos que se suicidaram. Tomaram comprimidos, atiraram-se de penhascos, enforcaram-se. Mas só fizeram mal a eles próprios. Por que quis Andreas fazer diferente? É uma dúvida perturbadora, mesmo para quem leu “O Suicídio” de Durkheim.
Perguntará quem me lê: qual a razão que leva este tipo a escrever sobre isto hoje? Será por publicar na véspera do dia dos mortos? Quer-nos deixar deprimidos?
Nada disso. Apenas me lembrei de Vladimir Putin. Que deixou de cumprir o acordo de exportação de cereais e fertilizantes com a Ucrânia, bloqueando a rota através do Mar Negro. Apelam a ONU e a Turquia, para que a Rússia não impeça os que mais precisam de ter alimento. E ele surdo…
Até onde irá a loucura de Putin? Sabendo-se mortal, quererá ter a certeza de que morrerá, mas não haverá mais mundo depois dele? Será que a probabilidade de apertar um botão que liberte bombas nucleares é tão pequena como a de um piloto de aviação fazer explodir o avião que conduzia? Será que não consegue imaginar vida depois de a dele ter acabado? E, assim, não querer imaginar ninguém a galopar a cavalo em tronco nu, ou a pescar em alto mar, ou a tomar banho no gelo da Sibéria, ou a ser mais rico do que ele?
Não sei até onde irá a perturbação mental deste homem. Como não conseguiria imaginar que houvesse Napoleões ou Hitleres, se no seu tempo tivesse vivido.
Não faço ideia do que está dentro do crânio de alguém que espalha o terror e a morte, a destruição. Não sei até onde poderá ir. Mas sei que vale a pena pensarmos nisto, enquanto estamos vivos. Sobretudo na véspera do dia dos mortos.
“Senhores passageiros, acabámos de levantar voo do aeroporto, com destino a…”.
António Bulcão
(publicada hoje no Diário Insular)