Views: 0
Anabela Santos is with Chama Violeta and 17 others.
Ontem, tive a sorte de participar como espectadora num Webinar sobre o Covid 19 dado pelos Profs. Doutores Filipe Froes, João Filipe Raposo e uma Enfermeira da Associação Portuguesa dos Diabéticos, Ana Cristina Paiva.
Fiquei a saber alguns detalhes acerca deste vírus através de fontes seguras e credíveis, nomeadamente que este vírus, o SARS-COV 2 que provoca a doença COVID 2 – foi descoberto nos anos 60 do século passado. Esta é a 7ª. estirpe e de facto está associado aos morcegos, aves e répteis. Ao que parece houve uma transferência do dito vírus para o homem ( o que habitualmente não deveria acontecer) através do pangolim, um mamífero de pequeno porte que tem o corpo coberto de escamas (que são procuradas como afrodisíaco, imagine-se! está faltando muita imaginação ao ser humano..).
Bom, o pequenito é muito caçado e degustado pelos povos (alguns) do Oriente e aqui entram os chineses que o comem e comercializam. O mal está feito, o problema está aí e o que interessa é resolvê-lo.
Este assunto faz-me pensar em algo que defendo há muito sobre a alimentação humana – porque é possível sobreviver e viver com qualidade e saúde sem comer carne. Eu sou o exemplo vivo disso. Depois, há a questão animal. E aí tem que haver sensibilidade e bom senso. Apesar da questão cultural. Não podemos apontar o dedo aos chineses porque comem animais (ou tudo o que mexe), simplesmente porque nós (entenda-se ocidentais) também os comemos. Ah, não comemos gatos nem cães, mas comemos galinhas e patos e perus e…. os hindus não comem a vaca, os muçulmanos não comem porco, mas para além das questões culturais e religiosas, acabamos por comer carne. (quem a come).
Este vírus que aterroriza o mundo ensina-nos também – para quem quer ver – que o mal não são os chineses, mas os hábitos alimentares e a falta de condições de salubridade. (alguém ainda se lembra da doença das vacas ‘loucas’ ou da gripe das aves? Pois é…) .
Mas não sou fundamentalista e também não gosto de pensar pelos outros. Mas sou uma ferverosa adepta de produtos naturais e a Natureza é sábia e dá-nos tudo o que precisamos. Por isso aqui trago a imagem de alguns antibióticos naturais (lembrando aqui que quem come carne come também uma dose diária de antibióticos por via dos animais que come…só para pensar…).
Aproveitem pois este tempo de recolhimento também para pensar. Afinal até é de borla!
