Views: 0
De acordo com os últimos dados de Covid-19 em Portugal, aumentou de ontem para hoje o número de contaminados (mais 792 casos) totalizando agora (5962 casos de infeção), muito próximo dos 6000 que ontem estimei para hoje se não houvesse alterações na tendência de decrescimento da velocidade com que a infeção se está a propagar.
Há um efeito claro do isolamento social nessa tendência e evitamos assim, de ontem para hoje, a contaminação de novos 427 casos, que se traduziriam nos próximos dias, noutros milhares de casos.
O isolamento social está de facto a produzir efeitos, esperemos que não venham a sair furados por comportamentos como aqueles que vimos ontem na Ponte 25 de Abril.
Relativamente ao número de óbitos que evitamos com esse isolamento, de ontem para hoje, foi de 14 (relativamente ao esperado), situando-se agora o total de Portugal em 119 vítimas mortais da doença.
No gráfico que aqui se apresenta verifica-se como a tendência tem estado a alterar-se, de exponencial para linear.
Temos de facto evitado novos infectados e vítimas com o nosso comportamento. Não se estrague tudo isso, por comportamentos egoístas de meia dúzia.
Com esta tendência baixamos o pico da infecção de um factor cerca de 57%.
