afinal o célebre Dr Dias não é tão doutor

Views: 0

E é isto.

À Ê Ú

Quem acompanha a vibrante vida política portuguesa lembrar-se-á que a 6 de Junho o JN anunciou a candidatura de um informático de nome André Dias (AD) a PR (o que mereceu um post no meu mural). Os dados curriculares enviados por AD aos jornais referem o seu doutoramento em “modelação de doenças pulmonares” e a colaboração que mantém com o Instituto de Estatística Médica e Epidemiologia da Universidade de Munique. Estas informações visavam incutir na opinião pública a ideia que é versado em epidemiologia, o que dá muito jeito em tempos de pandemia, uma vez que todos estamos sedentos de ouvir “especialistas” em COVID-19. Mas como eu sou desconfiado por natureza, fui passar o seu cv a pente fino, e então é assim.
O senhor doutorou-se em informática em 2014 com uma Bolsa da FCT, com um trabalho que visou estabelecer os efeitos da atividade física dum grupo de 53 idosos (por exemplo, em tapetes de ginásio) num conjunto de parâmetros que caracterizam algumas doenças pulmonares (a sua tese está arquivada no meu PC). A tese teve lugar no Departamento de Ciências Computacionais da Universidade Ártica da Noruega e a parte experimental foi feita em colaboração com o Instituto de Estatística Médica e Epidemiologia da Universidade de Munique. Ou seja, até aqui não há epidemiologia nenhuma!
Em relação à apregoada colaboração com o Instituto da Universidade de Munique, é esta a resposta que recebi hoje (29/7/2020) do seu Diretor, a um pedido meu de informação:

Dear Colleague,
an interesting question.
The answer is no, i.e. there is no current collaboration between
Dr Dias and the Institute. There has been no contact for several
(more than five) years.
Best regards
Klaus Kuhn
Prof. Dr. K. A. Kuhn
Director IMedIS, TU Munich

Ou seja, o último contacto de AD com o Instituto data da altura em que ele era estudante de doutoramento.
Como não suporto impostores, sobretudo aqueles que aldrabam as suas habilitações e perfis académicos para adquirirem notoriedade pública, irei enviar esta informação à Comunicação Social que tem publicado as intervenções de AD. Já aqui há tempos tinha alertado José Miguel Júdice (que tinha anunciado a candidatura de AD na sua crónica televisiva) para este assunto, ao que ele me respondeu amavelmente que desconhecia a personagem em causa, e que deu a notícia de boa fé com base numa informação que lhe tinham passado.
E como hoje acordei mal disposto, vou esta tarde entregar na Ordem dos Médicos e na Administração do Hospital Egas Moniz, uma queixa contra um médico que anda a fazer apelos contra o uso de máscaras. Isto num hospital onde em Junho se registou um surto de COVID que atingiu doentes e profissionais de Saúde!

PORRA, JÁ NÃO SE AGUENTA ESTA GENTE!