Views: 0
Adjudicada construção de Centro Tratamento Biológico de Resíduos de São Miguel
Ponta Delgada, Açores, 12 mai 2020 (Lusa) – A MUSAMI anunciou hoje a adjudicação por 6,4 milhões de euros da construção do Centro de Tratamento Biológico de Resíduos de São Miguel (CTBRISM), com instalações “sustentáveis e ambientalmente adequadas” de gestão integrada de resíduos.
Em comunicado enviado às redações, a MUSAMI (operações municipais do Ambiente) informa que a empreitada do Centro de Tratamento Biológico de Resíduos da Ilha de São Miguel (CTBRISM) “foi adjudicada ao consórcio de empresas EFACEC – Engenharia e Sistemas S.A. e Marques, S.A, através de concurso público internacional, pelo montante de 6.485.000,00 euros”.
O prazo previsto de duração desta obra na ilha de São Miguel, nos Açores, é de 16 meses, segundo definido pelo caderno de encargos, e a MUSAMI adianta que o arranque da empreitada está “pendente do visto do Tribunal de Contas”.
A empresa sublinha que, com estas instalações industriais de “caráter sustentável e ambientalmente adequadas no domínio da gestão integrada de resíduos”, a MUSAMI “fica dotada das condições para o cumprimento das exigentes metas europeias em matéria de valorização de resíduos”.
Segundo explica a empresa, o tratamento biológico pressupõe “a recolha de resíduos orgânicos porta a porta de habitações unifamiliares e a produtores específicos”, como por exemplo restaurantes.
Será também “extraída matéria orgânica dos resíduos sólidos urbanos no Centro de Pré-Tratamento Mecânico”, especifica ainda a MUSAMI, acrescentando que esta matéria orgânica “é colocada em túneis” para ser “transformada em composto e energia elétrica através do grupo moto gerador que já existe no Ecoparque de São Miguel” e assim “será injetada na rede de serviço público”.