açores festas da praia

Views: 0

Festas da Praia recordam tempos dourados da Base

Praia. As festas concelhias regressam de quatro a 13 de agosto, com o mesmo modelo e uma aposta nos artistas locais.

Primeiro existiam os campos de trigo, que se estendiam pelas terras onde depois surgiu a base militar. Os ingleses chegaram em 1943 e seguiram-se os americanos. A Base das Lajes moldou o desenvolvimento da ilha e da Praia da Vitória ao longo de décadas.
É este o ponto de descolagem das Festas da Praia 2023. Com o tema “Do Trigo Dourado aos Pássaros de Ferro”, exploram a história contemporânea do concelho, como explicou a coordenadora artística, Judite Parreira.
“As Festas da Praia são a nossa montra, a possibilidade de expormos o que somos e o que temos. Entendi que este ano seria a altura de expormos um pouco da nossa história”, disse.
Judite Parreira referiu que houve um trabalho de pesquisa prévio. “Escolhi da história mais recente a parte que verdadeiramente elevou o concelho da Praia e lhe deu a dimensão até internacional que hoje tem”, adiantou.
O facto de se assinalarem os 80 anos da chegada dos militares ingleses à ilha foi outro elemento que contribuiu para a escolha do tema. “Há 80 anos chegaram os ingleses e transformaram o chão de trigo”, recordou.
As festas conservam o modelo, apesar da crise financeira que o município atravessa. “São um motor económico e social desta cidade e deste concelho. Apesar das circunstâncias, era impensável não as realizarmos, até pelo contributo real que elas geram para a nossa economia. Mantemos o modelo, reforçamos a gestão rigorosa e pormenorizada das contas, reforçamos os meios e estratégias de geração de receitas e apostamos fortemente nos artistas locais”, defendeu a presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira.
Concurso para concessão da Dream Zone com duas propostas
Segundo o município, o orçamento global é de 462 mil euros, com a autarquia a suportar perto de 257 mil. O restante valor assenta nas receitas publicitárias, a angariar pela Cooperativa Praia Cultural.
Está em fase final o concurso para a concessão da “Dream Zone”, espaço principal de concertos. De acordo com Paula Sousa, vereadora com o pelouro da Cultura, verificaram-se duas propostas.
Segundo Paula Sousa, a autarquia pretende também expandir a área das tascas na zona verde.
“Terão oportunidade de ver um programa rico, mas adequado à situação atual do município”, vincou.
Vânia Ferreira argumentou, sobre as dúvidas que rodearam a realização das festas este ano, que foi equacionada uma “possível alteração de modelo mediante a situação financeira”, mas que “nunca esteve, em momento algum, em cima da mesa que não acontecessem”.
“Desde o momento que terminaram as festas de 2022 e convidámos a coordenadora artística, assumimos que teríamos de gerar este momento. Seria muito comprometedor para o nosso concelho. Não poderíamos, em momento algum, pensar que não iriam existir festas da Praia. O que temos é de adaptar-nos”, disse.
A presidente do município prometeu “trabalhar de forma contida e organizada”, também no sentido de “assegurar o máximo de qualidade, com o máximo de contenção face aos custos”.
As Festas da Praia 2023 realizam-se de quatro a 13 de agosto. A Feira de Gastronomia abre a quatro e, no dia seguinte, realiza-se o desfile de abertura. A tourada de praça será no dia sete, organizada pela Tertúlia Tauromáquica Praiense. Para o dia 10, está marcado o desfile infantil.
A Feira de Gastronomia, com organização pela Escola Profissional da Praia da Vitória, conta com os restaurantes O Típico (Mealhada), Tasca Algarvia (Algarve), Cufra (Porto), Do Dia para a Noite, Carne Arouquesa, O Académico e a Tasca do Ramo Grande. DAMAR, da Serra da Estrela, Bísaro, de Trás-os-Montes, e Marquês, do Alentejo, são as charcutarias. Na feira estarão as pastelarias Capote, Amêndoa Doce e Queijadinhas d’Anita. Realiza-se também a Feira de Artesanato.
A nota das festas é de esperança, sublinhou Judite Parreira. “O campo de aviação foi o que realmente nos projetou no mundo. Hoje, não será tanto assim, lá está, mais uma viragem e mais uma mudança que nos preocupam. Mas, com certeza, os jovens do nosso concelho conseguirão, porque são mais arrojados e desassombrados, transformar este momento numa altura de oportunidades”, refletiu.
  • in, Diário Insular, 20 de Maio / 2023
May be an image of 2 people and text that says "Festas da Praia t FESTAS .ESTAAPRAI DA PRAIA t PRAIAD Tema Festas da Praia lembram história da Base das Lajes, dos campos de trigo aos pássaros de ferro que lá pousaram"
Like

Comment
Share