a pobreza dos apoios à cultura nos açores

Views: 0

Para vossa informação: Ex.mo Presidente do Governo Regional dos Açores, Dr Vasco Cordeiro
A “Cultura” artística nos Açores está pobre.
Quando o Secretário Regional da Cultura anuncia os apoios de milhões investidos na cultura desportiva e na mesma semana apresenta os apoios para a cultura artística de 701 mil euros a serem distribuídos por cerca de 300 candidaturas de criação, desenvolvimento e apresentação cultural artística nos Açores é uma vergonha!
Peço que com o apoio da sua equipa revejam o orçamento da Direção Regional da Cultura, e que no futuro um investimento específico para a criação, o desenvolvimento e a apresentação/mostra de arte e apoio direto a artistas açorianos mais do que duplique, cada ano que estiver a liderar o GRA. Sem criação somos nada!
Só quando damos valor ao que é nosso podemos falar com respeito e dar dignidade a quem trabalha nesse mundo. Eu não sou da escola de ter que tirar de alguns para que outros usufruem, mas sim ter que trabalhar cada vez mais para apoiar quem não tem o apoio.
Eu, Terry Costa, tenho muitas ideias, e estou sempre disposto a conversar e partilhar para o melhoramento da nossa sociedade açoriana.
Um abraço da ilha montanha, e da associação que é apoiada pela Direção Regional da Cultura (pouco mais de 15 mil euros para o ano de 2020) para 3 festivais internacionais, um deles o único galardoado por um júri de 15 países, duas digressões pelas ilhas e muito mais…
Terry Costa
(+351) 963 639 996

News Feed

FROM NOTIFICATIONS

8 dos 12 projetos MiratecArts vão receber algum apoio da Direção Regional da Cultura. O total apoio para MiratecArts para 2020 é de 15.950€ e inclui 3 festivais internacionais duas digressões pelas ilhas e muito mais. Espero que os nossos colaboradores parem de dizer que recebemos MUITO APOIO – pois dói! Vejam quantas entidades que produzem menos de 10% da MiratecArts recebem muito mais que isso só para um dos seus projetos!!! Não quero que tirem dos outros, apenas que atribuam mais ao que fazemos! A luta continua… tc

  • Terry Portugal Costa para vossa informação, tivemos propostas para o Fringe, de artistas açorianos, que custariam mais do que o apoio à MiratecArts para o ano inteiro 🙂 interessante, não é? Só espero que quem faz estas propostas, que são dignas, percebam onde estamos nos parâmetros regionais, e quando tiverem a oportunidade de entrar em júris/comissões de apoios não se “vinguem” e coloquem que MiratecArts é uma entidade “fraca”
  • Terry Portugal Costa os apoios são públicos e podem verificar aqui https://jo.azores.gov.pt/…
    JO.AZORES.GOV.PT
    Jornal Oficial do Governo Regional dos Açores

    Jornal Oficial do Governo Regional dos Açores

  • Chrys Chrystello há cultura de 1ª e cultura de 2ª tu, a Miratecarts e a AICL obviamente estão na 2ª divisão ou nos distritais..
  • Helena Castro Ferreira Ainda vais “com sorte”. A produção que estou a fazer foi esquecida pela DRaC. Lol! Ficou perdida entre as outras e já não havia dinheiro para ela quando se deram conta (aliás, quando lhes foi dado conta) do “lapso”!
    • Terry Portugal Costa parece que várias candidaturas ficara “perdidas”; mas olha que não estou aqui a falar de um projeto ou uma produção, mas sim 12, incluindo 4 festivais internacionais…3 vão ter algum apoio… enfim, não é para discussão entre nós mas sim quem decide estas coisas e quem não aloca verba decente para a criação, desenvolvimento e apresentação/mostra de arte nos Açores. Lê minha carta ao Presidente
    • Helena Castro Ferreira Terry Portugal Costa sim, eu percebi. E sempre achei ridículo o desequilíbrio entre o desporto (futebol, mais propriamente dito, porque os restantes pouco ou nada vêem também) e a cultura. É muito triste
    • Terry Portugal Costa Helena Castro Ferreira o desporto é cultura tb, não esqueças disso
    • Helena Castro Ferreira Não me esqueço e não tenho nada contra. Acho muito bom e sou totalmente a favor do seu apoio. A discrepância entre apoios é que me incomoda