Views: 0
Voltaire não pode ser estudado em algumas escolas francesas….
“Isto não pode subsistir.
Não há sociedade que resista à inversão dos seus valores fundamentais.
A tolerância só é devida aos tolerantes.
O mais trágico é que foi a nossa própria sociedade, ou um modelo romântico e desagregador da mesma, o chamado multiculturalismo, que nos trouxe aqui e agora.
Mas isso não significa que abandonemos aqueles mesmos valores em favor de um etnicismo ou identitarismo de sinal contrário.
Tal não passaria da troca de recusas.
Temos que ser superiores a isso.
E tal tem que passar pela intransigência de exigir a quem quer viver na nossa sociedade a adopção de valores, nossos, mesmo que contrariem os deles.
«Agora tornou-se impossível ensinar Voltaire nalgumas escolas de França, nomeadamente nos subúrbios de Paris. Certos alunos, vindos de famílias muçulmanas radicalizadas, impedem que tal aconteça. Para essas pessoas, Voltaire é o pior dos infiéis, aquele que se atreveu a conspurcar o nome do Profeta. No passado, a Santa Inquisição católica queimava os hereges em público. No presente dos maníacos islamistas, Voltaire seria degolado.
Além de Voltaire, é um perigo falar do Holocausto ou condenar o antissemitismo, citar o escritor Gustave Flaubert e o seu romance Madame Bovary – uma mulher livre e apaixonada, um péssimo exemplo para um radical que considera que as mulheres devem ser submissas e andar tapadas da cabeça aos pés – ou procurar discutir Charlie Hebdo e as caricaturas de Maomé. Uma boa parte do sistema escolar público francês vive num clima de desassossego, em que a reação violenta de certos alunos substituiu o debate de ideias. E a intimidação começa cada vez mais cedo. Já se conhecem histórias de meninos que, nas escolas pré-primárias, recusam sentar-se ao lado das meninas.»
DN.PT | BY DIÁRIO DE NOTÍCIAS
Terror ou democracia
Quase duzentos e cinquenta anos após a sua morte, Voltaire permanece como um dos pensadores mais influentes da história de França e da Europa. Escreveu abundantemente e foi conselheiro dos grandes de então. O seu pensamento político e filosófico abriu o caminho que levaria à Revolução Franc…
Like
Comment
Share