Views: 0
A infecção por SARS-CoV-2 continua em todo o lado a crescer exponencialmente (excepto na Coreia do Sul e China-se os dados da China estiverem certos).
De acordo com os dados de hoje (4268 infectados) em Portugal, conseguimos evitar, via isolamento social, e numa perspectiva muito conservadora, o aparecimento de ontem para hoje de 345 novos casos de infeção, que cresceriam exponencialmente como em qualquer outro lado e que no futuro provocariam enormes danos.
Em termos percentuais significa que abrandámos o ritmo de crescimento da infeção em Portugal de 48%.
O maior feito no isolamento social português, de ontem para hoje, está na redução do número expectável de mortos, que de ontem para hoje desceu 14 mortes relativamente ao expectável (76 mortes acumuladas até hoje). Assim o nosso isolamento social fez com que poupassemos a vida a 14 pessoas de ontem para hoje.
No mundo as coisas pioram, onde os Estados Unidos (como país) passam para a liderança mundial da contaminação com 86000 infectados até ao momento: Uma situação deveras preocupante dadas as deficientes medidas aí implementadas em termos de saúde pública e distanciamento social.
Esse será o combate do século nos USA que visa um difícil balanço entre saúde e economia.
