Views: 0
—— PUBLICAMENTE AQUI DAMOS O NOSSO APOIO AO NOSSO COLABORADOR NO 30º COLÓQUIO DA LUSOFONIA, TERRY COSTA É UMA PESSOA ESPANTOSA QUE MUITO TEM FEITO PELA DIGNIFICAÇÃO DA ARTE E CULTURA NOS AÇORES E, EM ESPECIAL, NO PICO. AS PALAVRAS DO SR PRESIDENTE DA CÂMARA DAS LAJES SERÃO TALVEZ A FORMA COMO FICARÁ LEMBRADO NO SEU EPITÁFIO, ENQUANTO A OBRA DA MIRATECARTS PERDURARÁ…….CHRYS CHRYSTELLO, PRESIDENTE DA AICL
Forwarded Message ——–
Subject: | Fwd: Comunicado |
---|---|
Date: | Mon, 20 Aug 2018 22:42:32 +0100 |
From: | MiratecArts <info@mirateca.com> |
To: | chrys d gmail <drchryschrystello@gmail.com> |
Pico, 20 de Agosto 2018
COMUNICADO
Em resposta aos munícipes Lajenses que questionaram a MiratecArts sobre o programa Ilustrar Açores não se representar durante a Semana dos Baleeiros, tal em semelhança ao que aconteceu nos outros municípios da ilha sede da associação, a MiratecArts vem informar que oportunidades futuras deverão surgir.
Depois do presidente da associação MiratecArts, Terry Costa, apresentar a proposta de gratuitamente oferecer, num workshop, livros “Ilustrar Açores” às crianças e jovens da vila baleeira, durante a Semana dos Baleeiros, a resposta do Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, Roberto Silva, foi a seguinte: “Bom dia. Depois do que este paneleirão fez com a história dos cães é que nem sequer merece resposta. A haver uma resposta deve ser: “Oficialmente o programa está fechado” (7 de julho 2018). Esta resposta, transmitida para a equipa da presidência da Câmara Municipal das Lajes do Pico também chegou à MiratecArts, a qual decidiu que nestas circunstâncias não teria interesse de trabalhar com o dito executivo. A “história dos cães”, que o Presidente se refere, foi devido à MiratecArts rescindir o apoio da Câmara para um festival de artes a prol dos animais, há um ano atrás, quando a própria entidade estava a maltratar os cães errantes.
Sendo assim, a MiratecArts pretende alertar os munícipes e sugerir que Roberto Silva, o Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico (Partido Socialista), necessita de formação e sensibilização em cidadania, nomeadamente sobre os direitos humanos e a dignidade de todas as pessoas, incluindo a comunidade LGBT. Dirigir-se aos seus funcionários e funcionárias com palavras grosseiras, usadas como pejorativo para com um ser humano e activista, não é digno de qualquer outro ser humano e um político, e especialmente alguém que é executivo de um Município e presidente da Associação de Municípios do Triângulo, entre outros cargos públicos.
Apoiado pela UMAR Açores, APF Açores, Associação LGBT Pride Azores e ainda a OPUS Gay, a associação MiratecArts e seu presidente Terry Costa, conscientemente distribui este comunicado publicamente.
— fim de comunicado —
“Apoio incondicionalmente o comunicado de MiratecArts e o seu Presidente Terry Costa que tem feito um trabalho espantoso pela Cultura nos Açores, que os transcende há muito. Considero uma indignidade humana, política e social as palavras do responsável politico da Câmara, que as pronunciou, não estando à altura do cargo que ocupa, nem do Partido Socialista que representa, que tem uma política social exactamente em sentido contrário. Deve ser demitido e seu vice tomar o seu lugar.
Com os melhores cumprimentos,
António Serzedelo
Presidente da OPUS GAY, entidade nacional fundada em 1997; o mais antigo activista desta causa em Portugal desde 13 de Maio de 1974, com o manifesto “Liberdade para as Minorias Sexuais”; Editor da Rádio Digital Vidas Alternativas, no ar desde 1999; Vereador Suplente pelo PS, independente, na CMLisboa e Junta de Freguesia de Arroios; Tel.: 96 240 00 17
— —
CC: Presidente do PS Nacional, PS Açores, Presidência do Governo Regional dos Açores, Associação dos Municípios da Região Autónoma dos Açores, Associação dos Municípios do Triângulo, deputados regionais da ilha, entidades mencionadas e OCS.
— —
Governo dos Açores declara como utilidade pública a Associação MiratecArts (2018); Galeria Costa e Jardim Saudade (AzoresTOP10 Things To Do – Pico, 2018); Azores Fringe Festival recebeu o prémio “World Fringe Recognition Award” (2017), AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, 2016) nomeou o festival como projeto nacional que mais promove uma região; Cordas faz parte da lista dos conceituados World Music Festivals e alistado TOP10 Best New Festival no Iberian Awards (2017) e nomeado para BEST SMALL FESTIVAL, BEST LINE-UP e BEST TOURISTIC PROMOTION (2018); Montanha Pico Festival é abraçado pelo Mountain Partnership, Nações Unidas; Santo Tirso TV aclamou “festival AnimaPix, um dos mais conceituados do país dedicado à animação.” MiratecArts recebeu o Prémio Audiência Artes & Letras (2015, nacional) e a honra de ser convidado para a rede internacional de Res Artis (2018); o trabalho da associação está a ser estudado por universidades e cada vez mais o mundo quer vir até nós. Visite os Roteiros de Madalena Arte Pública e os Sorrisos de Pedra e Moinhos na ilha do Pico.
MiratecArts gere espaços galerias em empreendimentos locais na ilha do Pico: Casa das Tisanas (São Roque do Pico), Atlântico Teahouse (Madalena), Galeria A Brasa (Madalena), e ainda a MiratecArts Foto_Galeria no edifício dos Bombeiros Voluntários da Madalena e uma sala no Estádio Municipal da Madalena como ponto de encontro para artistas nos festivais da associação e local de armazenamento.
MiratecArts – comunicando desde 2012 através de linguagem artística… +1600 artistas de 59 países apresentados; plataforma www.discoverazores.eu tem mais de 450 artistas açorianos a trabalhar na rede. 6 anos a promover os Açores com arte e artistas…