Views: 0
https://www.facebook.com/100002002671573/videos/pcb.4938271152916258/540823383806379
Lugar dos Anjos: quem te viu, e quem te vê.
Desde ontem, Sábado, uma das imagens de marca deste lugar desapareceu.
A árvore (Araucária), que se encontrava ao lado da ermida de Nossa Senhora dos Anjos, vindo até referida na descrição desta ermida no inventário de património imóvel cultural do IAC e do site Monumentos, foi sendo “depenada” ao longo das últimas semanas, até que ontem levou a machadada final.
Existem registos fotográficos da década de 1940 que a mostram já com mais de 2 metros de altura. Dizem que terá sido mandada plantar por José Leandres de Chaves (na qualidade de presidente da Câmara, ou de chefe de conservação das Obras Públicas).
A sociedade tem direito a contactar com o seu património. E tem que ser a sociedade a protegê-lo, pois o património está-lhe directamente ligado e só existe em função desta.
É o vazio agora ocupado pelo triste amontoar de restos mortais,aparentemente a única elevação de terreno por causa da árvore, é o que ficava à volta da mesma ,não se notando qualquer dano nas paredes e no chão da igreja. E o único chão agora danificado ,como se vê pelas fotos,é o que resulta do peso da queda de troncos aquando do abate…Triste mesmo este cenário… Alguém disse que a árvore poderia causar danos às moradias circundantes,pois é esse receio que não parece existir na árvore que agora cresce mesmo ao lado da que foi agora abatida, é o que mostram as fotos agora mesmo o que não deixa de ser irónico!!!
0:05 / 1:39
+13
3
2 comments
3 shares
Like
Comment
Share
- Like
- Reply
- Share
- 6 m
- ActiveAdorei o texto, para esta ocasião!…Mas, mais tarde, a verdade, seja ela qual for, vai ser divulgada!…Nem que seja uma última “homenagem” !
- Like
- Reply
- Share
- 4 m
AO LONGO DE 17 ANOS DE AÇORES FOI SEMPRE UM PONTO FOCAL NAS NOSSAS IDAS E NAS DOS COLÓQUIOS DA LUSOFONIA E AQUI DEIXO ESSAS MEMÓRIAS