Views: 0
Mario Jorge Costa is with Flora Malave Gomez.
Mirante de laranjal.
Patrimônio abandonado.
Os povoadores
Trouxeram plantio de linho,laranjeiras, bacelo de vinha, pastel, cementes de trigo, essa-flor(açafroá) feijão, fava,tremoço e outras especieis.
Segundo o Drº Gaspar frutuoso “carros com sebes cheias, carregados de laranjas para a Cidade de Ponta Delgada” Livro Saudades da Terra página 168.
Este mirante está implantado num imenso terreno perto do mar fácil de ver os barcos no horizonte. Está num estado lastimoso até parece que não há memória das famílias herdeiras deste rico patrimônio.
O que sabemos ouve um insecto destruidor que deu cabo dos laranjais. No livro Literatos dos Açores de Drº Urbano Mendonça Dias ” João José de Amaral liderou a ” Comissão encarregada de estudar o processo de extinguir o insecto destruidor das laranjeiras criada por Alvará de 20 de Maio por virtude da Carta de lei de 13 de Fevereiro de 1845.” página 287.
Curiosidades: O Priolo ( pássaro mais pequeno da ilha de São Miguel Açores) na época da laranja era um inimigo dos produtores porque comia as flores da laranjeiras e havia um prêmio para cada ave abatida. Agora tem uma grande proteção a esta ave (ainda bem) e no ano de 2008 havia poucas aves desta especiei em 2015 148 casais no Pico da Vara