Francisco Madruga também não!

Views: 0

A Garota Não,
O Francisco Madruga também não!
Tenho sido questionado, sobre a homenagem que a AICL, promoveu no 38º Colóquio da Lusofonia, dos meus 40 anos de Vida Livreira e Editorial, que decorreu no Arquipélago – Centro de Arte Contemporânea, na Ribeira Grande, S. Miguel, Açores, quais foram as entidades presentes e as convidadas, informo o seguinte:
– Estiveram presentes no Congresso, o Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, o Diretor Regional das Comunidades em representação do Presidente do Governo Regional, O Presidente do Grupo Parlamentar do PSD na ALRAA e o Diretor do Arquipélago – Centro de Arte Contemporânea.
– O Congresso teve cerca 50 participantes e oradores, com numerosas comunicações, algumas delas online, para além dos que tiveram oportunidade de assistir e participar nas sessões.
– Estiveram presentes académicos, escritores, editores, músicos, professores e alunos de diversas nacionalidades Estados Unidos, Canadá, Cabo Verde e Luxemburgo.
Relativamente aos convites para a Sessão da minha homenagem, foram enviados convites oficiais às seguintes entidades: Direção da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, Movimento Cultural da Terra de Miranda, Mogadouro e Vimioso, Presidente da Assembleia Municipal de Mogadouro e Presidente da Câmara Municipal de Mogadouro.
Enviei convites pessoais ao PSD Mogadouro, PS Mogadouro e à CDU Açores.
O Movimento Cultural da Terra de Miranda, Mogadouro e Vimioso fez diversas publicações do Convite, da minha intervenção de agradecimento em mirandês e de diversos vídeos.
O Presidente da Assembleia Municipal de Mogadouro, agradeceu o convite e saudou a homenagem o mesmo acontecendo com o Presidente da Câmara de Mogadouro em email enviado à presidência do Congresso.
O Partido Socialista de Mogadouro divulgou nas redes sociais uma nota de congratulação.
A CDU Açores fez-se representar por diversos elementos da sua direção.
Os restantes convidados não responderam.
Diga-se, em abono da verdade, que a Câmara Municipal de Mogadouro, enviou um vídeo promocional, que foi passado na homenagem, uma oferta de produtos Origem Mogadouro, para a presidência da CMRG.
Teria tido muito gosto, em que o Município de Mogadouro, se tivesse associado publicamente à minha homenagem, com um texto na página do município, uma comunicação escrita ou online, por parte do sr. Presidente, ou a simples contribuição para o objeto oferecido pelo Congresso. Foi inclusive sugerido um texto, com o seguinte teor:
“A Câmara Municipal de Mogadouro, associa-se à AICL, na Homenagem pelos 40 anos de Vida Editorial e Livreira de Francisco Fernandes Madruga”.
Acontece que o sr. Presidente nem respondeu.
Na comunicação que enviei ao sr. Presidente em 27/9, escrevi:
“Fica registada a indisponibilidade para o envio de uma mensagem pessoal do sr. Presidente, bem como, o de o Município se associar à referida homenagem”.
Ao não querer associar-se publicamente à homenagem, não pela falta de mérito do homenageado, só se pode entender esta atitude, como mera exclusão de um cidadão mogadourense, que sempre respeitou as Instituições da sua terra e os eleitos e que tem dado ao longo da sua vida uma inestimável contribuição cívica e cultural, honrando a sua terra.
Ao tentar transformar uma homenagem ao cidadão, numa promoção de produtos “Origem Mogadouro”, atrevo-me a afirmar que muito mal vai Mogadouro em termos do respeito pelos cidadãos.
Tenho muito orgulho em ser mogadourense, mas não posso aceitar esta tentativa de marginalizar quem não pensa como nós!
Desejo ao sr. Presidente os maiores êxitos nas suas funções, e pode continuar a contar com a minha contribuição cívica despida de preconceitos, como aliás se comprova, nos convites efetuados a Instituições, Movimentos e Partidos Políticos.
Fica o registo de que, o não reconhecimento público desta homenagem, por parte do sr. Presidente da Câmara, se deveu unicamente ao facto de o homenageado ser Francisco Madruga.
E isso eu não posso aceitar.
Não por mim, mas pelo facto de outros mogadourenses, estarem sujeitos, no futuro, ao “ferro” com que nos pretendem marcar.
Somos todos mogadourenses!
DRIVE.GOOGLE.COM
zoomvideo_mogadouro_institucional_versao_final.mp4
Like

Send

Sobre CHRYS CHRYSTELLO

Chrys Chrystello jornalista, tradutor e presidente da direção da AICL
Esta entrada foi publicada em 39º XXXIX Colóquio da lusofonia. ligação permanente.