Views: 0
Ricardo Branco Cepeda
“Existe sempre hoje um receio de dizer a Verdade, mas só ela trás consigo a tranquilidade da mudança para uma vida melhor. O medo deixa o mundo imóvel, triste e sem alegria!
Durante anos escrevi por aqui e até nos jornais acerca do turismo nos Açores…
O caminho que estava a ser percorrido, questionando qual seria o futuro de todos Nós e esta maravilhosa Natureza com que Deus nos brindou tão amavelmente. Hoje nestes dias que correm só quero salientar que no passado tive razão. Nestes dias a vida está mais difícil para uma grande maioria dos Açorianos e Açorianas. Os preços de quase tudo subiram ao longo destes anos, os bens essenciais, a alimentação, a restauração, as casas, o aluguer de automóveis, etc… Mas o mais grave é claramente a nossa qualidade de vida, hoje é mais difícil tomar um banho de mar e sol descansado, é por vezes um stress conduzir pelas nossas estradas, arranjar um estacionamento, até mesmo o ar que respiramos nem parece o mesmo… Nestes dias é um stress ir jantar ou almoçar fora, nem somente pelos preços, mas também conseguir uma mesa.
No passado avisei que grande parte de isto tudo iria suceder, muitos perceberam, outros tantos criticaram! O tempo somente provou que tinha razão! Podíamos e devíamos ter tomado medidas, regular como na altura sugeri, pois em outras ilhas por este nosso Mundo já o faziam, as consequências estão já bem patentes e não somente na ilha de São Miguel.
Quem tem o ónus de governar, tem por sua vez a responsabilidade de “prever” o futuro e tomar as medidas de forma a minimizar os “constrangimentos” ou dificuldades no futuro do seu Povo. Não se pode hoje governar e tomar medidas em cima do joelho, calcular, prever, prevenir, tomar consciência de tudo aquilo que poderá suceder é uma responsabilidade e dever de quem tem o nosso futuro nas suas mãos, mesmo que por vezes sejam decisões ou medidas difíceis a implementar! Em outras regiões já sabemos o que sucedeu com tudo isto.
Claro que necessitamos de Turismo, mas será que é este Turismo que precisamos?
Os Açores é um todo único, na sua plena identidade, natureza e cultura no Mundo, não o destruam!”
Ricardo Branco Cepeda
All reactions:
Duarte Melo, Rui Goulart and 48 others
12 comments
Like
Comment
12 comments
All reactions:
Rui Goulart and 27 others
7 comments
Like
Comment
View more comments