Views: 0
Mau tempo em Timor-Leste causa um morto e centenas de casas danificadas
Díli, 05 jul 2023 (Lusa) – Uma pessoa morreu e quase 300 casas foram danificadas, algumas totalmente, devido ao mau tempo que assolou Timor-Leste desde o início do mês, com inundações e deslizamentos a afetarem estradas e pontes, segundo as autoridades locais.
Anacleto Caetano, diretor do Gabinete de Relações Externas da Autoridade de Proteção Civil (APC) disse que a vítima mortal é um estudante arrastado pelas águas no município de Lautem, um dos afetados pelo mau tempo.
O mau tempo causou danos a casas privadas, estradas e pontes em nove dos 13 municípios de Timor-Leste, com centenas de famílias a terem de ser realojadas em instalações temporárias.
Equipas da proteção civil em colaboração com as autoridades locais e as comunidades têm estado a prestar apoio inicial às famílias afetadas, incluindo distribuição de alimentos e outros bens essenciais.
Em alguns casos, notou, o mau tempo está a dificultar o trabalho das equipas de apoio, especialmente devido a danos em estradas para alguns dos locais afetados.
Em Same, por exemplo, a ponte Avatu Kotu ruiu com a força das águas, interrompendo a saída da cidade para Díli, com a ponte Rai-Ketan, entre Suai e Zumalai, que também abateu parcialmente.
ASP // VM
Lusa/Fim
Like
Comment
Send