energia renovável na graciosa

Views: 0

Graciólica pôs a Graciosa no mapa como a ilha que esteve 24 horas só a energia eléctrica renovável
A transição energética e a aposta nas energias renováveis são aspectos fundamentais do Plano de Investimentos do Governo Regional para 2023 – os Açores geram actualmente 40,2% da sua electricidade a partir de fontes renováveis e prevê-se que atinjam os 61% em 2026.
A afirmação foi feita pela Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Equipamentos, Berta Cabral, durante uma visita à Graciólica, um projecto inovador e pioneiro nos Açores com projecção a nível europeu. Este projecto coloca a Graciosa “na vanguarda da utilização de recursos naturais renováveis para a produção de energia, conjugando-a com o armazenamento e uma estratégia de controlo inovadora do sistema de produção de electricidade”.
Berta Cabral lembrou que esta iniciativa privada, impulsionada pelo Governo Regional e pela EDA – Empresa de Electricidade dos Açores (através de incentivos e disponibilização de facilidades, respectivamente), tem levado a Graciosa “a tornar-se uma referência em inúmeras publicações nacionais e internacionais, ao ter conseguido permanecer auto-suficiente por mais de 24 horas consecutivas”.
Acrescentou que a Graciosa e os Açores estão “na linha da frente na utilização de tecnologias e sistemas de ponta, capazes de aproveitar o potencial energético dos seus recursos naturais”. Em 2021, a penetração das energias renováveis na ilha Graciosa foi de 64,9%, registando-se 144 dias em que a energia foi 100% renovável.
Berta Cabral destacou que a redução da dependência de fontes externas e a adopção de energias mais limpas e menos fósseis são grandes compromissos assumidos pelo Governo Regional.
A Graciosa já dispõe de mini-autocarros eléctricos e bicicletas eléctricas, estando a ser desenvolvido pelo Governo um projecto de aquisição de acumuladores de calor com vista a uma melhor gestão das energias renováveis.
Berta Cabral lembrou ainda que o SOLENERGE, sistema de incentivos financeiros à compra e instalação de sistemas solares fotovoltaicos nos Açores, já está disponível.
May be an image of outdoors
1 comment
Like

Comment
Share

1 comment

All comments