crimes de guerra

Views: 0

*** CRIMES DE GUERRA ***
Pode-se falar de dois tipos de guerras: aquelas que têm legitimidade e são justas (por exemplo, quando um inimigo ataca uma nação é lícito recorrer à guerra para defender o território) e aquelas que são consideradas ilegítimas por algum motivo.
Quando este último acontece, é possível falar de crimes de guerra. Este conceito é usado no plural porque há muitos crimes associados aos conflitos militares.
São consideradas contrárias às leis da guerra: o tratamento desumano aos prisioneiros de guerra, os ataques à população civil ou contra os bens civis (por exemplo, hospitais e monumentos históricos), provocar a morte de combatentes inimigos que estiverem desarmados, usar a bandeira branca como forma de engano, atacar uma cidade ou uma localidade qualquer que não possui nenhum tipo de defesa, entre outros.
“O que está a acontecer na Ucrânia é uma repetição do que vimos na Síria”, realçou à agência France Presse (AFP) a secretária-geral da Organização Não-Governamental (ONG), Agnès Callamard.
“Estamos [a assistir] a ataques intencionais a infraestruturas civis, casas ou bombardeamentos de escolas”, sublinhou, acusando a Rússia de permitir que corredores humanitários se transformem em “armadilhas de morte”.
1 share
Like

Comment
Share
0 comments