MENOS CARROS PARA PDL (os carros não fazem compras na loja tradicional)

Views: 0

PONTA DELGADA QUER-SE COM MENOS CARROS!
Ultimamente assiste-se a muita conversa e reflexão sobre a possibilidade do encerramento ao trânsito de uma boa área do centro histórico de Ponta Delgada. Estou neste preciso momento sentado numa esplanada na Avenida Marginal e não me agrada nem o barulho nem o movimento nem a poluição atmosférica provocada por carros e autocarros do século passado. O Ar torna-se irrespirável entre as 16:00 e as 19:00. Há cerca de 1 mês visitei a Madeira. Uma ilha menor que São Miguel cuja população é equivalente ao total dos Açores. Arrepiei-me com o desordenamento do território, com a “betonização” da orla costeira, a ocupação brutal das construções e a perda da arquitetura rural. Em compensação fiquei impressionado com a qualidade e simpatia do atendimento, francamente BOM. O Funchal é uma cidade charmosa onde o comércio tradicional, cuja tipologia é muito semelhante ao de Ponta Delgada está francamente activo. Não tenho dúvida alguma de que uma cidade mais humana e pedonal garante a salvaguarda do comércio tradicional que tem de se tornar mais atractivo. Espero que os comerciantes que lutam contra o fecho de algumas ruas ao trânsito automóvel consigam perceber isso a tempo de salvar os seus negócios. Dá-me imenso jeito trazer o carro para dentro da cidade, mas sentir-me-ia muito mais feliz ao ver uma sociedade progredir da forma que é espectável e ambientalmente mais sustentável. Temos de arriscar no presente para preparar o Futuro: parques de estacionamento gratuitos na periferia com acesso a transportes públicos ecológicos, regulares e a preços acessíveis. Para motivar é preciso dar o exemplo e nesta matéria como em tantas outras a Autarquia de Ponta Delgada e não só, tem de arriscar.
9 comments
Like

Comment
Share
9 comments
View 5 previous comments
  • Francisco Galvão

    Concordo plenamente. Não é ao trazer carros para o centro que o comércio local vai aumentar as vendas. Não me parece. Para tal acho que os comerciantes vão ter de repensar os preços praticados…
    Boa Noite , Boas Festas 🎅
    • Like

    • Reply
    • 7 m
  • Mica Branco

    São os próprios comerciantes que querem os carros, pois dizem que as pessoas vêem as montras é de automóvel. Foram eles que “obrigaram” a Câmara a abrir ao trânsito a Mercadores. Imagina por onde eles ainda vão….
    • Like

    • Reply
    • 1 m

Sobre CHRYS CHRYSTELLO

Chrys Chrystello jornalista, tradutor e presidente da direção da AICL
Esta entrada foi publicada em AICL Lusofonia Chrys Nini diversos. ligação permanente.