Views: 0
Desabafo de madrugada…
A situação ocorreu hoje em duas cidades diferentes, em Madrid e em Sydney. Passageiros que estavam a viajar para Timor-Leste quase a serem impedidos de viajar porque as companhias aéreas não tinham informação atualizada de Timor-Leste de que as autorizações de entrada no país deixaram de ser necessárias desde o fim do estado de emergência que terminou no dia 29 de novembro.
Porque é que as autoridades timorenses não comunicaram oficialmente a mudança das regras em vigor, atualizando a informação que as empresas aéreas têm nas suas bases de dados?
No caso da Austrália a situação ainda é mais irónica porque o desconhecimento da Qantas sobre as novas regras implica que nem o Governo timorense nem o Governo australiano – que até tem estado diretamente envolvido através do seu Pacific Flights Program – se preocuparam em avisar a Qantas das novas regras. E que apesar de ter sido enviada documentação atempadamente – e nem sequer ser exigida nas regras – para o consulado de Timor-Leste em Darwin (supostamente para que a Qantas soubesse da situação), isso parece não ter servido de nada.
Alguma coisa está a correr mal quando até os próprios Serviços de Imigração em Timor-Leste parecem ignorar as leis em vigor, procurando ou ‘inventar’ pedidos de autorização (até de saída) ou aplicar ilegalmente multas a passageiros.
Imagino que haja sistemas internacionais para comunicar estas coisas. E evitar grandes dores de cabeça e confusões para quem está a viajar numa altura em que as viagens já são por si só complicadas.
Adenda: esta situação está a afetar cidadãos estrangeiros mas também timorenses e até uma figura do Estado já foi quase barrada num aeroporto europeu pela mesma situação.

1 comment
Like
Comment
Share
1 comment
Most relevant